Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Efetividade policial é destaque de Conferência Internacional de Análise Criminal, na Capital

Evento teve participação do especialista inglês Spencer Chainey, que desenvolve ações em países da Europa e da América Latina

Publicação:

Auditório lotado para Conferência Internacional de Análise Criminal, na SSP, em Porto Alegre
Representantes de todas as instituições vinculadas à SSP compareceram ao evento - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Carlos Ismael Moreira / SSP
Spencer Chainey, com microfone na mão, palestra durante a Conferência Internacional de Análise Criminal. Ao fundo, telão com imagens.
Spencer Chainey detalhou fatores que impactam na efetividade policial - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) promoveu durante a manhã e a tarde desta segunda-feira (18) a Conferência Internacional de Análise Criminal. O evento, realizado no auditório da SSP, em Porto Alegre, faz parte das atividades do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e teve objetivo de compartilhar entre os órgãos da área as ferramentas em uso, além de discutir mecanismos de qualificação e aprimoramento do trabalho de inteligência, estatística e investigação para ampliar a efetividade policial no Estado.

O destaque foi a participação do Dr. Spencer Chainey, professor do Jill Dando Institute (JDI) of Security and Crime Science da University College of London (UCL), considerado um dos mais importantes analistas criminais em nível mundial. Ao longo de sua carreira, Spencer tem promovido a utilização de análise criminal de alto padrão para apoiar estratégias proativas de segurança.

No início da tarde, representantes de todas as instituições vinculadas da pasta – Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – assistiram à palestra do especialista inglês, que apresentou um panorama global das atividades de estatística e análise criminal para o combate à violência sob uma perspectiva transversal de enfrentamento, que envolva não apenas as estruturas de segurança, mas também outras áreas do poder público.

O secretário adjunto da SSP, cel. Marcelo Gomes Frota, fez a abertura da palestra e ressaltou a expectativa dos servidores gaúchos em conhecer novas formas de antecipar providências para atender ao interesse da população. Frota saudou a iniciativa proporcionada pelo convênio com o BID. "Estamos aqui muito interessados em fornecer o melhor serviço que nossas capacidades intelectuais e de antecipação puderem oferecer para as pessoas. O objetivo principal é acrescentar conhecimento para prestar um serviço de maior qualidade à comunidade", afirmou o secretário adjunto.

Chainey, que nos últimos anos desenvolveu trabalhos com polícias e agências de segurança pública em países como Estados Unidos, México, Canadá, China, Africa do Sul e várias nações da América Latina, como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Brasil, reconheceu que é preciso levar em conta as especificidades de cada local, mas ressaltou que, mesmo em cenários com recursos limitados, há muito o fazer para diminuir a criminalidade.

O especialistas apresentou que chama de os três "E"s para reduzir o crime de forma eficaz:
- entender as prioridades, direcionando energia para os principais problemas, que podem envolver um tipo específico de delito, um determinado grupo de pessoas ou uma região ou local;
- entender o que fazer, analisando de forma crítica as ações já desenvolvidas para medir o que funcionou e quais foram as deficiências;
- entender como fazer, avaliando os recursos disponíveis para uma implementação focada.

"De quem é o papel para reduzir o crime? É de todos. Há vários aspectos que impactam na segurança, como a desigualdade social. E o que os servidores da área podem fazer para reduzir essa desigualdade? Diretamente, não há muito o que fazer. Eles não podem criar empregos, por exemplo. Mas podem fazer muitas outras coisas. Reduzir a desigualdade em uma área passa por dificultar, por meio de investigação, a vida daqueles que atuam no crime, e por tornar mais segura a vida dos grupos alvos em situação de vulnerabilidade naquele local", afirmou Spencer.

Na sequência, o especialista apresentou o estado da arte da gestão de informações aplicada à segurança pública em nível mundial e alguns casos com estratégias que tiveram sucesso em diminuir indicadores criminais. Os ouvintes da palestra tiveram à disposição o serviço de tradução simultânea da palestra de Spencer, feita em inglês.

Pela manhã, houve uma reunião técnica de trabalho, em que as instituições vinculadas da SSP debateram os instrumentos empregados e as ações que têm sido realizadas no Estado, no âmbito do POD, em territórios com maior concentração de crimes violentos, vitimização letal e vulnerabilidade social.

O POD

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) visa reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos. Possui como diretrizes a prevenção da violência, a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a articulação do governo com as comunidades envolvidas e a efetividade policial, componente ao qual a SSP está vinculado.
Para saber mais, visite o site do programa neste link.


Spencer Chainey

Professor associado no Jill Dando Institute (JDI) of Security and Crime Science da University College of London (UCL), Chainey é diretor da Unidade JDI América Latina e do Caribe e diretor de Desenvolvimento Profissional Contínuo. Tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de princípios orientados por inteligência e baseados em evidências no policiamento e na segurança pública.

Trabalha na colaboração com as agências policiais e ministérios de segurança em todo o mundo, atuando em todas as vertentes – de altos responsáveis ??políticos, chefias de polícias até agentes da linha de frente. É um dos acadêmicos mais ativos do Reino Unido, com trabalhos voltados à melhora da qualidade e do conteúdo de análises para policiamento e redução do crime, além do aprimoramento de como são usadas para apoiar tomadas de decisões estratégicas.

Chainey ministra o módulo de Mestrado em Policiamento de Ponto de Acesso da JDI e lidera o programa de treinamento certificado em perfis geográficos para investigações criminais.

Secretaria da Segurança Pública