Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Aplicativo Detetive Cidadão se expande por todo o Estado

Publicação:

O aplicativo permite o envio de informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade ou, mesmo, casos de furto
O aplicativo permite o envio de informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade ou, mesmo, casos de furto - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Guga Stefanello/PMPA

Foi assinado no Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), nesta terça-feira, 22, o termo de adesão do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Rio Grande do Sul (Sindesp/RS) ao Detetive Cidadão, funcionalidade do aplicativo #EuFaçoPOA. O objetivo da parceria com a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), é o combate à criminalidade, com a utilização de tecnologia de ponta visando à diminuição dos furtos e roubos de veículos.

De acordo com Silvio Renato Medeiros Pires, vice-presidente do Sindesp/RS, há muito tempo a instituição tinha a intenção de firmar parceria com as entidades de segurança pública, tanto estadual como municipal. Mais de 60 mil seguranças privados terão acesso ao aplicativo, em todo o Estado. “É o primeiro passo para constituir uma união. As nossas tecnologias, a nossa atuação, vão ajudar a diminuir a criminalidade, principalmente, na questão de furtos e roubos de veículos”, disse.

Conforme o secretário Kleber Senisse, esse é mais um reconhecimento à necessidade de ações integradas. “A união de toda a sociedade para o combate à criminalidade permite resultados efetivos. Vamos usar não só em Porto Alegre, mas em todo o Estado, uma tecnologia desenvolvida pela Procempa que ajuda as forças de segurança na localização de veículos furtados e roubados”, afirmou.

Para Adenir Brito da Silva, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Secretaria Estadual da Segurança Pública, é fundamental a parceria entre o Estado e o Município porque o Rio Grande do Sul e Porto Alegre estão passando por uma crise nas finanças públicas. “A única solução é a integração, quando a sociedade se integra a gente consegue fazer estes trabalhos produtivos para dar efetivamente resultados e o Detetive Cidadão é uma ferramenta que vem somar nesta integração”, salientou.

Segundo Gerson Barrey, analista de informação e comunicação da Procempa, este é um momento muito importante. “Estamos trazendo uma outra força de segurança privada, vamos ter mais pessoas, mais olhos colaborando para combater este crime que é o de furtos e roubos de veículos em Porto Alegre”, destacou.

Detetive Cidadão - Está disponível através de dispositivos móveis como celulares e tabletas, no aplicativo #EuFaçoPOA. O Detetive Cidadão permite ao usuário, com rapidez e total privacidade, enviar informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade ou, mesmo, casos de furto e roubo de veículos.

A nova funcionalidade permite fotografar a placa do veículo. A partir daí, as informações são compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Os dados são analisados e, se o automóvel tiver alguma ocorrência de roubo ou furto, a informação é automaticamente encaminhada para providências por meio dos órgãos competentes. O procedimento de envio das fotos é totalmente sigiloso e o aplicativo não registra o número de quem enviou a foto.

Secretaria da Segurança Pública