Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Delegacia do DECA recebe prêmio nacional de qualidade

Publicação:

Pesquisa realizada em 22 países aponta a 1ª Delegacia de Polícia do Adolescente Infrator (Dpai), do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), como a segunda em melhor qualidade de atendimento do Brasil.

 O estudo foi realizado pela Altus Aliança Global, entidade que reúne centros acadêmicos e organizações não governamentais, e pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa, a 1ª Delegacia de Polícia do Adolescente Infrator (Dpai), do DECA, foi escolhida como a segunda delegacia em qualidade de serviços do Brasil, com uma pontuação de 87,2, que corresponde ao parâmetro ‘excelente’.

Realizado entre os dias 22 e 28 de outubro deste ano, o estudo reuniu centenas de cidadãos, que visitaram delegacias em 22 países, no que foi batizado de IIª Semana de Visitas a Delegacias de Polícia. O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições policiais participantes e fortalecer as relações entre polícia e comunidade. No Brasil, foram visitadas 160 delegacias, 15 delas em Porto Alegre e, dentre as quais, sobressaiu-se o trabalho desenvolvido pela 1 Dpae. Para o Chefe de Polícia, delegado Pedro Carlos Rodrigues, o resultado serve como incentivo à polícia gaúcha para a busca de uma padronização, calcada no quesito qualidade, em todas as delegacias do Estado. “A abrangência internacional da pesquisa mostra que o resultado alcançado é extremamente positivo, pois, mesmo com nossas reconhecidas carências, a qualidade no nosso atendimento a população é que está aparecendo”, frisou Rodrigues.

A cerimônia de premiação da IIª Semana de Visitas a Delegacias de Polícia acontece no próximo dia 29 de novembro, às 9h, no Auditório Marques de Paraná, na Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Na cerimônica, o delegado Christian Nedel representará a 1 Dpai, onde é titular, e o DECA.

Atendimento nas delegacias gaúchas está acima da média nacional

Pesquisa divulgada em agosto deste ano pela Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, colocou o RS no topo do ranking nacional de qualidade no atendimento prestado pelas delegacias de polícia. O Estado ficou em primeiro lugar no ranking de pontuação, com 57,8 pontos, à frente do Distrito Federal (54,2) e de São Paulo (53,7) — além desses estados, o estudo abrangeu também Minas Gerais (52,9), Rio de Janeiro (48,7) e Pernambuco (40,4). A média nacional é de 50,4.

A pesquisa foi feita simultaneamente em 23 países, com pontuação máxima de 100. O atendimento brasileiro foi considerado apenas como "adequado", ocupando o 13º lugar no ranking internacional. No Brasil, nenhuma delegacia alcançou a média de 60 pontos, considerado “acima do adequado". Os itens estudados foram orientação para comunidade, condições materiais, tratamento igualitário do público, transparência e prestação de contas e condições de detenção.

O trabalho foi coordenado pela Altus Global Alliance, com sede na Holanda, e organizado no Brasil pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes. Ao todo, 471 delegacias ao redor do mundo foram visitadas. No Brasil, a análise aconteceu em 115 DPs nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (30), São Paulo (30), Belo Horizonte (15), Recife (15), Distrito Federal (15) e Porto Alegre (10).

Secretaria da Segurança Pública