Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio é realizado pelo CBMRS

Publicação:

Imagem lateral mostra bombeiros militares de farda azul-escuro perfilados em frente a caminhões de bombeiro. Ao fundo, uma torre azul e dois prédios de cor vermelha, com um céu entre nuvens.
Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio é realizado pelo CBMRS - Foto: Kleyton Dallazuana/ACS CBMRS - Foto: Kleyton Dallazuana/ACS CBMRS

Nesta sexta-feira (20/12), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a formatura do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS), no Comando-Geral da Corporação, em Porto Alegre. Promovido pelo CBMRS, sendo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), e com a integração do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), o Curso é instituído como atividade de qualificação, e objetiva habilitar o bombeiro militar a realizar o atendimento de ocorrências envolvendo tentativas de suicídio.

Buscando a formação técnica e didática de abordadores e multiplicadores de maneira humanizada, o CATTS iniciou as atividades na modalidade EAD em 6 de dezembro, sendo o início das atividades presenciais no dia 16 do mesmo mês, cumprindo um planejamento de 60 horas-aula. Ao longo do curso, os 30 militares foram submetidos a uma formação técnica e padronizada, buscando o entendimento do comportamento suicida, padrão de atuação, fases e técnicas de abordagem, gerenciamento operacional, cenários e rede de proteção.  

Sob a supervisão do plano de ensino e dos padrões estabelecidos, os bombeiros e bombeiras militares demonstraram desenvolvimento técnico e pessoal, tiveram avaliadas sua capacidade de executar as diferentes funções operacionais e de multiplicadores, atendendo a elevados padrões de eficiência e humanidade. A cada intervenção e a cada ação, esses profissionais serão a representação do compromisso de nossa instituição com a valorização da vida e a promoção da segurança em momentos de especial vulnerabilidade. 

Texto: ACS/CBMRS

Secretaria da Segurança Pública