Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros realiza Operação Contagem Regressiva

Publicação:

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a Operação Contagem Regressiva, na quarta-feira (10). Na ação foram realizadas 87 vistorias, que resultaram na emissão de 38 Alvarás de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) e 49 Notificações de Correção de Vistoria.

As notificações de correções decorrem de deficiências nas edificações e/ou nas medidas de segurança contra incêndio, tais como: extintores de incêndios com data de validade vencida, lacre rompido, despressurizados ou obstruídos; não compartimentação da edificação; sistema hidráulico (hidrantes) deficiente, irregularidade da central de gás; falta de certificado de treinamento de prevenção contra incêndio para pessoas que utilizam a edificação; falta de corrimão em escadas; rotas de saída de emergência obstruídas; falta de laudos, entre outras.

Em 14 edificações não foi possível efetuar vistoria, pois as lojas/edificações estavam fechadas, o que impossibilitou a verificação das medidas de segurança contra incêndio.

Participaram desta operação 65 bombeiros militares do 1° Comando Regional de Bombeiros, da Escola de Bombeiros, do Grupamento de Busca e Salvamento e do Comando do Corpo de Bombeiros, e utilizadas 28 viaturas para cumprimento da missão.

Para o Tenente Coronel Adriano Krukoski Ferreira, Comandante do CBMRS, a operação foi um sucesso: “Percebemos a motivação de nossos recursos humanos, todos comprometidos com a excelência na prestação de serviços. A missão foi cumprida de forma exemplar” afirmou Krukoski. E complementou que o grande número de notificações de correção decorre principalmente da falta de percepção de risco dos usuários e responsáveis pelas edificações. “Precisamos de uma mudança de cultura, a construção de uma cultura social prevencionista, onde as pessoas se comprometam com a segurança contra incêndio”.

A próxima etapa da operação será realizada dia 18 de maio, com a previsão de realizar 150 vistorias em edificações.

Texto: Comunicação Social do CBMRS

 

Secretaria da Segurança Pública