Comitê Interinstitucional dá início às ações dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Evento inaugural ocorre nesta quarta-feira (25/11), no Largo Glênio Peres, na Capital, com serviços para público feminino

Card cinza escura. No topo esquerdo, três quadrinhos verde, vermelho e amarelo lado a lado. No centro do card, ilustração de uma folha com um lápis e o texto "aviso de pauta". Na conta inferior direito, logo da SSP com máscara contra a Covid-19.
Aviso de pauta

Para dar a largada na programação dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, promove nesta quarta-feira (25/11), uma ação de conscientização e oferta de serviços e informações para o público feminino. O evento será realizado entre 10h e 16h, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre.

A atividade conta com a participação da Polícia Civil, Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS (SJCDH), entre outros órgãos. O objetivo é promover ações sociais junto à população, como orientações gerais, distribuição de material informativo e kits com material de higiene (máscaras e álcool em gel).

E, dando continuidade às ações do Comitê durante os 16 dias de Ativismo, o Ônibus Lilás irá percorrer os 16 municípios integrantes do Programa RS Seguro. O veículo, especialmente preparado pela SJCDH para disponibilização de atendimento e material informativo sobre violência de gênero e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência existentes no Estado, também estará no Largo Glênio Peres nesta quarta-feira (25/11).

A Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar também farão parte destas visitas, levando suas viaturas para locais públicos e arejados, com amplo acesso às pessoas nessas cidades, durante os 16 dias, das 13h30min às 18h. Neste período, a população poderá receber informações sobre a atuação das equipes no RS, locais de atendimento e todo tipo de dado relevante para auxiliar as mulheres no combate à violência.

O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado por meio do Decreto nº 55.430/2020, tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada. Coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro, reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de sete secretarias de Estado.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Também dentro da programação, a Polícia Civil vai promover nesta quarta-feira (25/11), às 11h, uma live com a presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano. A palestra, com mediação da chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, terá o tema “Empreendedorismo e liderança feminina” e será transmitida online. Clique aqui para mais detalhes.

SERVIÇO

• O quê: evento inaugural dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
  • Quando: 25/11, quarta-feira
  • Horário: das 10h às 16h