Comitê EmFrente,Mulher e Seduc lançam curso para professores sobre prevenção à violência contra a mulher
Publicação:
Foi realizado nesta segunda-feira, 30, o lançamento do curso de capacitação para professores de escolas gaúchas sobre prevenção à violência contra a mulher. Iniciativa do Comitê EmFrente,Mulher – Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, coordenado pelo Programa RS Seguro, o curso “Guris e Gurias: Desafios da Igualdade” é realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Educação.
A iniciativa busca conscientizar as comunidades escolares e capacitar professores para a abordagem sobre o tema de combate à violência contra a mulher por meio da inclusão de temas transversais aos componentes curriculares, visando prevenir a violência doméstica e de gênero. Além de trabalhar conceitos sobre a temática, serão trazidos exemplos de atividades que poderão ser utilizadas pelos professores em sala de aula.
A ação será no modelo EAD, com carga horária de 60h e estará disponível no Portal da Educação da Seduc para professores de todas as redes.
CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO
A secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, destacou a necessidade do fortalecimento de ações que combatam a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher. “Temos que nos conscientizar que, no Brasil, homens e mulheres ainda aceitam uma cultura patriarcal machista que não tem sentido no mundo de hoje. Temos que entender que o combate à desigualdade não é uma questão da mulher, é uma questão da sociedade e da democracia”, salienta.
O secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Carlos Padilha, destacou a importância do trabalho transversal realizado pelo programa junto às secretarias de Estado. “Temos muito claro que a violência, além de assunto de segurança, é também uma questão social e econômica. Trabalhamos para fomentar iniciativas de prevenção no centro das agendas de cada uma das pastas do governo. Este é um papel que o RS Seguro vem cumprindo e, em especial, com o Comitê EmFrente,Mulher”, aponta.
A líder do projeto “Gurias e Guris: Desafios da Igualdade”, dra. Fabiana Pagel, ressaltou a importância de ações dentro das instituições de ensino do Rio Grande do Sul como uma estratégia efetiva para uma nova atitude nas relações entre homens e mulheres. “Nós acreditamos que essa mudança cultural de violência contra a mulher passa pela educação. Se há uma forma de modificarmos a ideia de que os homens precisam resolver situações com violência, é por meio da educação”, explica.
Lançamento do curso Gurias e Guris: Desafios da Igualdade
Lançamento do curso Gurias e Guris: Desafios da Igualdade Crédito: TV Seduc RS
Conheça os módulos do curso “Guris e Gurias: Desafios da Igualdade”:
Sensibilização
A educação como agente transformador – Professora Rochele Fachinetto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
Módulo 1: Conceitos
- Cultura e gênero – O que é gênero? – Professora Valeska Zanello (Universidade de Brasília - UNB)
- Ciclo da Violência - Julia Zamora (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)
- Transgeracionalidade da violência – Angelita Rios (Instituto-Geral de Perícias-SSP)
Módulo 2: Legislação
- Lei Maria da Penha – Dra Fabiana Pagel (Poder Judiciário)
- Medidas protetivas e fluxos de encaminhamentos –Marina Dillemburg (Polícia Civil - SSP)
Módulo 3: Rede de enfrentamento
- Qual o local da escola nesta rede? – Renata Jardim (Themis)
- Como proceder em casos de relatos espontâneos de violência? – Maria Luiza Gaspari (Poder Judiciário)
- Roda de Conversa das Instituições: Roda de conversa com alguns atores da rede de enfrentamento e de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar
Módulo 4: Abordagem nas escolas
- Desafios da Igualdade – Professoras Claudia Poli e Helena Martins (SEDUC)
Sobre o Comitê EmFrente, Mulher
O Comitê EmFrente, Mulher, criado por meio do Decreto nº 55.430/2020, e coordenado pelo Programa RS Seguro - Programa Estruturante e Transversal de Segurança Pública vinculado ao Gabinete do Vice-Governador do Estado, tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada