CBMRS doa caminhão de combate a incêndio ao Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros da Prefeitura de Arroio do Sal

O SCAB de Arroio do Sal deu início ao seu processo de credenciamento junto ao CBMRS no ano de 2016 - Foto: CBMRS/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, na tarde desta segunda-feira (11/10), a entrega de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) destinada à Arroio do Sal, por meio de termo de convênio com a prefeitura da cidade.

O SCAB do município deu início ao seu processo de credenciamento junto ao CBMRS no ano de 2016, de acordo com a previsão do artigo 128 da Constituição Estadual. O ABT, que até pouco tempo era utilizado na atividade operacional em São Borja, passou por revisão e manutenção corretiva, além da caracterização correta identificando o SCAB e a prefeitura responsável. O investimento foi de R$ 30 mil, com recursos de custeio do CBMRS.

Segunda viatura ABT entregue a um SCAB
Esta é a segunda viatura ABT entregue a um SCAB - Foto: Divulgação/CBMRS
Com o devido credenciamento junto ao CBMRS e convênio com o Governo do Rio Grande do Sul, o SCAB pôde obter o repasse deste caminhão específico para a atividade, possibilitando assim uma melhor prestação dos serviços à comunidade.

O empenho por parte da corporação reforça o interesse na parceria com os SCABs, devidamente regularizados, ou seja, serviço estabelecido pela Prefeitura e com ações desenvolvidas de forma supletiva, sob a coordenação do órgão com competência constitucional para a atividade, o CBMRS. Para aprimorar o serviço operacional, os integrantes de SCAB realizam treinamentos e instruções ministrados por militares do CBMRS, com custo zero aos participantes, tampouco aos municípios.

O comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM) tenente coronel Rodrigo Canci Pierozan ressaltou o trabalho do CBMRS no apoio aos SCABs:

Esta é a segunda entrega de ABT para um SCAB e caracteriza o compromisso do CBMRS em continuar apoiando e atuando conjuntamente.
A população dos municípios em que não há fração operacional do CBMRS instalada, tem nos SCAB o atendimento inicial das emergências constituindo um serviço essencial e imprescindível. O CBMRS segue atendendo a todo Estado porém os SCAB são aliados fundamentais e valorosos.

Estavam presentes no ato o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gabriel de Souza, o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, o comandante-Geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, comandante do 9° Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Rodrigo Canci Pierosan, além de autoridades do legislativo municipal e efetivo do CBMRS e SCAB.

A viatura Auto Bomba Tanque (ABT) foi destinada ao município por meio de termo de convênio com a prefeitura da cidade - Foto: CBMRS/Divulgação

Texto: Kelly Motter/SSP

Edição: ASCOM/SSP