Brigada Militar inaugura Colégio Tiradentes em Santo Ângelo e Ijuí
Publicação:
Na manhã desta sexta-feira (21), a Brigada Militar inaugurou duas unidades do Colégio Tiradentes na região do Alto Jacuí. Às 10 horas, o secretário da Segurança Pública do RS, Edson de Oliveira Goularte, representando a Governadora Yeda Crusius, presidiu a solenidade de inauguração da escola na cidade de Santo Ângelo, sendo apresentado à tropa formada por estudantes do 1º ano, sob o comando do 1º sargento Adilson Remedi Ribeiro, líder do Corpo de Alunos e apresentada pelo major Alexandre Brite Silva, comandante do Colégio Tiradentes daquela cidade.
Histórico
O Colégio Tiradentes foi criado em Porto Alegre, por meio do Decreto Governamental de 25 de janeiro de 1980, inicialmente como Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar. Foi idealizado pelo coronel Oswaldo Oliveira, então comandante da Academia de Polícia Militar. Entre os objetivos buscava a preparação dos adolescentes para a carreira policial militar, estruturando a base do colégio nos moldes do curso da Academia de Polícia Militar. Uma Portaria de 12 de dezembro de 2000,alterou a denominação da Escola para Colégio Estadual Tiradentes, subordinado ao Departamento de Ensino da BM.
Atualmente, o Ensino Médio Regular é desenvolvido pela BM no Colégio Tiradentes de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, São Gabriel, e nas unidades inauguradas na manhã de hoje, em Santo Ângelo e Ijuí. A Lei Estadual nº 12.349 de 26 de outubro de 2005 normatizou e disciplinou o sistema de ensino da Brigada Militar. Além de preparar os alunos para o curso superior e cursos técnicos, o Colégio Tiradentes estimula o sentimento do dever, respeito e justiça, a fim de que se reflitam numa conduta moral, ética e profissional futura dos cidadãos.
A unidade de Santo Ângelo, fruto da comunhão de esforços do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, iniciou as atividades em 1º de abril de 2010, com 82 alunos matriculados no 1º ano do ensino médio, sob o comando do major Alexandre Brite da Silva, egresso do Colégio Tiradentes de Porto Alegre – Turma de 1988.
Goularte retransmite mensagem de Yeda
Após a saudação do prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Debacco Loureiro, o secretário Goularte fez uso da palavra, afirmando o compromisso do Governo do Estado com a Educação. Segundo ele, “a Governadora Yeda, na qualidade de professora e sensível à necessidade de investir na formação de nossos jovens, não poupa esforços e investe pesado em uma educação de qualidade para o povo gaúcho”. O secretário acrescentou que, “o povo que tem acesso a uma educação qualificada reduz a demanda de aplicação de recursos em Segurança Pública, que é a Pasta pela qual respondo” – concluiu ele. Por fim, Edson Goularte fez a leitura de uma mensagem enviada por Yeda à BM, professores e Corpo de Alunos, ressaltando a satisfação ao inaugurar o Colégio Tiradentes em Santo Ângelo, a Capital das Missões, tendo em vista tratar-se de uma instituição de ensino modelar em nível nacional e internacional”.
Goularte recebeu das mãos do prefeito Loureiro a “Cruz Missioneira”, troféu que simboliza o reconhecimento da região pelos serviços prestados pela Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e IGP, órgãos vinculados à Pasta da Segurança Pública do RS. E descerrou a placa de inauguração do Colégio Tiradentes de Santo Ângelo.
O Colégio Tiradentes de Ijuí foi inaugurado pelo comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes. O comandante da Escola é o major Márcio Uberti Moreira e, do Corpo de Alunos o 1º tenente Otniel Silva de Sá.