Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Brigada Militar anuncia nomes para compor Comando-geral

Publicação:

Comandante-Geral da BM (ao centro) e os novos oficiais que irão integrar o Comando-Geral, Coronel Santarosa e Coronel Cristine
Comandante-Geral da BM (ao centro) e os novos oficiais que irão integrar o Comando-Geral, Coronel Santarosa e Coronel Cristine - Foto: Everton Ubal/BM
Por Sabrina Ribas/ASCOM BM

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, anunciou na tarde desta terça-feira (12/11), os oficiais que irão integrar o Comando-geral da Corporação a partir da próxima segunda-feira (18/11), quando ocorrem os atos oficiais de passagem de comando.

O coronel Carlos Alberto Prado de Andrade passará a função de subcomandante-geral da Brigada Militar ao coronel Vanius Cesar Santarosa. Já o Estado-Maior terá à frente a coronel Cristine Rasbold, que substituirá o coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra. Esta será a primeira vez que uma mulher assume uma função junto ao comando da Brigada Militar. 

A solenidade que marca a transição será realizada na segunda-feira (18/11), data em que se celebram os 182 anos da Brigada Militar. Na ocasião, a Instituição também irá homenagear militares e civis com a entrega de medalhas e da Comenda da BM. O ato ocorre a partir das 16h, no Estádio General Cypriano (Aparício Borges, 2001). 

Perfil 

Coronel Santarosa

Nascido em Bento Gonçalves em 1968, o coronel Santarosa ingressou na Brigada Militar em 1987. Teve passagem pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em parte da zona sul da capital. Conduziu grande parte da sua carreira na Instituição (quinze anos) atuando na atividade de aviação, como piloto de aviões e helicópteros. Além de mais de 6 mil horas de voo, contribuiu para a formação de outros pilotos na Brigada Militar e de forças policiais brasileiras e estrangeiras. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos e, mais recentemente, pela direção do Departamento de Informática da Brigada Militar. 

Coronel Cristine

 A oficial, nascida em Curitiba, ingressou na Brigada Militar em 1986, no Curso de Habilitação de Oficiais Femininos. Será a primeira oficial feminina a compor o Comando-geral da Brigada Militar. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, atuou em diversas unidades operacionais da capital. Passou também por unidades de ensino, dentre elas o Colégio Tiradentes de Porto Alegre, tradicional escola reconhecida pelo excelente desempenho de seus alunos em vestibulares e concursos. Ao longo de sua trajetória, comandou unidades operacionais, dentre elas o Batalhão de Polícia Militar de Farroupilha (36º BPM) e o 1º BPM, unidade mais antiga da Instituição, situada em Porto Alegre. Mais recentemente, esteve à frente do Departamento Administrativo da Brigada Militar.

Secretaria da Segurança Pública