Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM forma 166 novos facilitadores do Programa Anjos nesta quinta-feira (22/7)

Evento será realizado de forma virtual, por videoconferência. No total, ação passará a contar com mais de 300 PMs capacitados

Publicação:

aviso de pauta
aviso de pauta

Nesta quinta-feira (22/7), às 11h, a Brigada Militar realiza a formatura da segunda turma do Programa Anjos, criado e desenvolvido pelo Comando-Geral, pelo Departamento de Saúde e Departamento de Ensino para ampliar o cuidado com a saúde mental da tropa.

São 166 alunos, de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, que receberão seus brevês de facilitadores para atuarem junto à tropa no encaminhamento de colegas policiais militares que necessitem de apoio. A solenidade, em razão das medidas de prevenção contra a Covid-19 ocorrerá de forma virtual, em videoconferência fechada aos formandos. Ao final, a Seção de Comunicação (PM5) da BM fará distribuição de fotos, vídeos e texto sobre o evento. Informações complementares e entrevistas poderão ser encaminhados com o capitão médico Thiago Freire (51) 9.8239.9117.

O curso de capacitação, além de difundir conceitos adequados sobre saúde mental para diminuir o preconceito sobre o assunto na profissão, habilita PMs a identificar na tropa colegas que demonstrem alguma mudança de comportamento e necessitem de atendimento especializado.

Entre as atribuições do facilitador estão as missões: transmitir entendimento adequado sobre saúde mental, auxiliando na diminuição do estigma na corporação; conhecer a rede de atendimento em saúde mental da instituição e, quando necessário, indicá-la; participar de reuniões e atividades de educação continuada promovidas pelo Programa; e contribuir para a promoção de boas práticas de saúde mental no efetivo.

Com a conclusão dessa segunda turma, a BM passa a contar com 303 facilitadores do Programa Anjos. Em 17 de novembro do ano passado, a BM formou a primeira turma, com 137 militares em mais de 50 cidades do Estado.

AVISO DE PAUTA

  • O quê: formatura de 166 facilitadores do Programa Anjos
  • Quando: quinta-feira (22/7), às 11h
  • Onde: evento virtual, em videoconferência fechada aos formandos.
  • Imprensa: após o evento, a Seção de Comunicação da BM (PM5) fará distribuição de fotos, vídeos e texto. Informações complementares e entrevistas podem ser encaminhadas com o capitão médico Thiago Freire (51) 9.8239.9117.

Texto: Ascom BM
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública