Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Bope comemora 34 anos

Publicação:

Militares do Bope com helicóptero ao fundo.
Bope completa 34 anos - Foto: Gabriel Centeno/SSP

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) completa 34 anos neste mês de abril. Para comemorar, a Brigada Militar (BM) organizou um café nesta terça-feira (04), no Hotel Nacional Inn, no centro de Porto Alegre

Em 1989, foi criado o Comando Tático-9 (CT9), considerado o embrião da atual tropa de elite da BM, por isso, o ano de criação do CT9 ficou estabelecido como comemorativo para as Operações Especiais do Rio Grande do Sul. Até a presente data, foram realizados 15 cursos de operações especiais, que agregaram à Brigada 133 soldados, também conhecidos como “caveiras”.

Ao longo destes 34 anos, houve reestruturações que otimizaram os serviços que o Bope presta à sociedade. Uma delas foi a criação da Agência de Inteligência que permitiu o trabalho com informação sensível, melhorou a comunicação no batalhão e ampliou a prevenção da ocorrência de crimes violentos nas ruas.

O Bope segue em evolução e atualmente é uma importante ferramenta de ensino e especialização para o efetivo da BM, sendo uma referência de trabalho para muitas outras instituições de segurança do país. Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, “o nosso Bope é referência para as polícias do Brasil. Contar com esta equipe de excelência realça toda a força do Rio Grande do Sul na área da segurança e no gerenciamento de atendimentos críticos. Parabéns ao Bope. Parabéns à Brigada Militar”.

Além do secretário da SSP, o café contou com a presença do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, do chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, do comandante do Bope, tenente-coronel Santos Rocha e demais autoridades civis e militares.

Um salão cheio de mesas onde um grande grupo de pessoas estão sentadas, na maioria militares.
Café em celebração aos 34 anos do Bope - Foto: Sd Vieira / PM5

Texto: Estagiária Nicoli /PM5

Edição: SC jornalista Ícaro/PM5 e Ascom SSP.

Secretaria da Segurança Pública