Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Batalhão aéreo recebe mais uma aeronave em Caxias do Sul

Publicação:

Com capacidade para até seis pessoas, o helicóptero também é utilizado para o emprego e retirada de tropas diretamente no terreno, inclusive com técnicas de rapel e munidos de armamento moderno e potente (fuzil).
Com capacidade para até seis pessoas, o helicóptero também é utilizado para o emprego e retirada de tropas diretamente no terren - Foto: Jackson Cardoso/CRPO Serra

Uma imponente aeronave modelo esquilo HB 350B foi recebida oficialmente na manhã desta sexta-feira (30), no 3º Esquadrão do Batalhão de Aviação da Brigada Militar em Caxias do Sul. Diferentemente do helicóptero Schweizer, que já está na cidade e que transporta somente duas pessoas, apenas como plataforma de observação para coordenar o melhor emprego policial terrestre, a nova aeronave possui multimissão.

Com capacidade para até seis pessoas, o helicóptero também é utilizado para o emprego e retirada de tropas diretamente no terreno, inclusive com técnicas de rapel e munidos de armamento moderno e potente (fuzil). Essa característica permite uma maior mobilidade no apoio em áreas de necessidades, onde por vezes, se tem apenas um policial de serviço. Equipado para acoplar o sistema de imageador térmico, que permite captar da aeronave imagens, em alta definição, até mesmo durante a noite através do sensor de calor e movimento, o que facilita a localização de criminosos refugiados em áreas de matas.

A gravação do vídeo é transmitida em tempo real para o solo, diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Através deste processo, a BM fará o emprego policial já no local certo para captura de criminosos. A conquista da aeronave para a sede em Caxias do Sul pelo Comando da BM é um mecanismo de extrema importância para a Preservação da Ordem Pública na serra, em virtude do terreno e as condições específicas da região que possui 66 municípios de abrangência.

O novo monomotor alcança uma velocidade de 180km/h e possui habilitação para voo visual diurno e noturno. Além do transporte de tripulantes operacionais, também pode ser empregado, em resgates e remoções de transporte aeromedico.

Texto e foto: Jackson Cardoso/CRPO Serra

Secretaria da Segurança Pública