Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

97ª Operação Desmanche interdita estabelecimento em Viamão

O local vistoriado nesta terça-feira (29/6), ação verificou crime ambiental, ausência de alvará, PPCI vencido e furto de energia

Publicação:

Cinco agentes das instituições, de costas, caminhando entre as sucatas jogadas no chão de terra do estabelecimento a ser vistoriado.
A Operação Desmanche é coordenada pelo Disp da SSP, em conjunto com as instituições vinculadas - Foto: Grégori Bertó/SSP

Um estabelecimento de comércio de peças automotivas em Viamão foi interditado na manhã desta terça-feira (29/06) na 97ª Operação Desmanche. A Força-Tarefa tirou de circulação aproximadamente 60 toneladas de sucata automotiva sem procedência.

O estabelecimento não estava regularizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e o proprietário foi notificado por irregularidade ambiental, por estar com o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) vencido, por não ter alvará de funcionamento e por furto de energia. Aproximadamente 60 toneladas foram recolhidas e serão encaminhadas para reciclagem, com apoio da empresa Gerdau, parceira da Força-Tarefa.

Perito do Instituto Geral de Perícias abaixado, verificando origem de uma peça no chão do desmanche.
Peritos verificam as origens das peças que podem identificar furtos ou roubos - Foto: Grégori Bertó/SSP

A ação marcou o retorno das atividades da Operação Desmanche, coordenada pelo Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em conjunto com a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). Todos os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19, com utilização obrigatória de máscara e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) foram seguidos.

O coordenador da Força-Tarefa Desmanches, inspetor Airton Gustavo Meirelles, destaca a importância do retorno dos trabalhos. "A operação é essencial para coibir a atividade ilegal dos Desmanches. Além disso, a atuação contribui na redução dos indicadores de furto e roubo de veículos", avalia.

Três integrantes das vinculadas, vistoriando veículo com o capô aberto.
A ofensiva já teve 97 edições, realizou 73 prisões, interditou 145 estabelecimentos e apreendeu 7,4 mil toneladas de sucata - Foto: Grégori Bertó/SSP

Criada em 2016 e ampliada ao longo dos anos, a Operação Desmanche aprimorou o combate à receptação e ao desmonte de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares ou que vendam peças sem origem identificada continuem em funcionamento. Até hoje, a ofensiva já teve 97 edições, visitou 53 municípios, realizou 73 prisões, interditou 145 estabelecimentos e apreendeu 7,4 mil toneladas de sucata sem procedência confirmada. A partir de dezembro de 2017, um ano após a criação da Operação Desmanche, o Estado iniciou uma sequência de reduções na comparação com o mesmo mês do ano anterior que se mantém até hoje – já são 42 meses seguidos.

O número de ocorrências, que em maio do ano passado foi de 719, caiu 47,1%, para 380 registros. É o menor total para o período em toda a série histórica, iniciada em 2002, e apenas quatro casos a mais que a marca mais baixa já verificada no intervalo de um mês desde o início da contabilização – em novembro do ano passado. Na comparação com o pior momento já vivenciado pelos condutores gaúchos, em 2017, quando o número de veículos levados por assaltantes só no mês de maio chegou a 1.517, o dado atual representa uma redução de 75%.

Dois integrantes do DetranRS, de costas, verificando um veículo sedan branco.
Atualmente, o DetranRS tem 428 CDVs homologados e 81 empresas em processo de credenciamento - Foto: Grégori Bertó/SSP

Uma forma de o cidadão contribuir com essas reduções e não alimentar o mercado ilegal é utilizar a ferramenta lançada pelo DetranRS para consulta de peças usadas com origem certificada: o site Peça Legal. A plataforma de busca reúne o estoque cadastrado em todos os Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) e permite pesquisas por tipo de veículo (carros, motos, caminhões, ônibus e outros), pelo nome da peça e também pelo modelo do automóvel. Depois, é possível filtrar por município e escolher o estabelecimento mais próximo. As peças comercializadas por estes estabelecimentos têm rastreabilidade de origem e respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais para a sua seleção. Atualmente, o DetranRS tem 428 CDVs homologados e 81 empresas em processo de credenciamento.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública