78º Operação Desmanche apreende 40 toneladas de sucata automotiva
Publicação:

A 78ª Operação Desmanche vistoriou nesta quarta-feira (20) um estabelecimento no município de Gravataí, na Região Metropolitana. Cerca de 40 toneladas de sucata automotiva foram recolhidas. O dono do estabelecimento foi preso por clonagem de veículos e furto de energia.
Com a última operação realizada, esta é a quinta vez que a força-tarefa interdita estabelecimentos de Gravataí. Somente neste município já foram interditados 9 estabelecimentos, apreendidas mais de 200 toneladas de sucata e presas 6 pessoas. A incidência do crime de clonagem, no entanto, é inédita na Desmanche. Um veículo encontrado no local estava em situação de furto e constava com outra placa que não a original, caracterizando a clonagem.
O diretor do Departamento de Inteligência em Segurança Pública (DISP), delegado Emerson Wendt, atribui o flagrante deste delito ao trabalho da inteligência no monitoramento e rastreio das organizações criminosas especializadas em furto e roubo de veículos. “Temos selecionado vários locais, denunciados pelos mais variados meios e trabalhado de maneira integrada com as instituições vinculadas, possibilitando que possamos recolher material irregular/ilegal e também interditar estabelecimentos que estão em desacordo com a Lei”, enfatiza Wendt.

A coordenadora da força-tarefa, capitã Marta França Moreira explica que a quinta vistoria no município da região metropolitana engloba os esforços conjuntos para coibir os crimes de furto e roubo de veículos. “Nessas cinco vistorias fechamos locais que já haviam sido interditados e acabaram sendo reabertos, por isso a necessidade de realizar novas diligências a estes municípios”, explica.
Lei dos Desmanches
A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem.
Histórico de atuação
Reunião de esforços da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Detran RS a Operação Desmanche tem o viés de aprimorar o combate à receptação e o desmanche de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares continuem em funcionamento.
Desde a primeira edição, em fevereiro de 2016, a ação já interditou 123 locais, apreendeu seis mil toneladas de sucata automotiva e prendeu cerca de 60 pessoas. As peças apreendidas serão encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as transforma em material de trabalho, dando novo destino às peças recicladas.
A força-tarefa já passou por 41 municípios: Portão, Passa Sete, Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Canela, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Almirante Tamandaré do Sul, Rio Pardo, Sarandi, Estância Velha, Vera Cruz, Pantano Grande, Tapejara e Aceguá.