Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

1° BPM prendeu 720 pessoas em 2005

Publicação:

De janeiro a novembro de 2005, os policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM) atenderam 29.796 chamados da comunidade, tendo efetuado a prisão de 720 pessoas, das quais: 128 foragidos; 104 por tráfico de drogas; 163 por roubo; 53 por furto e 44 por roubo de veículos; 65 por outros delitos e 163 por porte ilegal de arma. Além disto, foram apreendidas 204 armas, 1015 munições de diversos calibres, 150,7 Kg de maconha, 961,8g de cocaína e 3.313 Kg de crack.

Em análise preliminar, constatou-se que o número de prisões pelo crime de roubo foi de 92%, praticados por homens entre idade de 17 a 26 anos e, destes crimes, 39% foram praticados contra pedestres, 37% a estabelecimentos comerciais e, 18% a residências. Já nos crimes de furto qualificado, 35% das ocorrências envolvem veículos, 32% estabelecimentos comerciais e 28%,  residências.

O 1° BPM, seguindo orientações norteadas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), tem utilizado a Patrulha Tático Móvel (Patamo) em locais considerados de risco e de grande concentração de público, através de barreiras policiais, ocupação de Pontos Base e abordagens. E, pelo crescente número de motocicletas circulando nas vias públicas e com tendência de aumentar com a chegada do Verão, foi recentemente lançado em Porto Alegre a “Operação Interceptação Preventiva”, que conta com o emprego de motocicletas para dar maior agilidade na locomoção e com atuação voltada à repressão de criminosos que utilizam motos para cometer ilícitos.

Sobre a conscientização de motoristas, o 1° BPM aproximou policiamento junto a postos de gasolina, que durante a noite concentram públicos jovens, e realizou Operações Barreira, em eixo de deslocamento de condutores pela madrugada, sendo expedidos 4.930 autuações. Destas, 70% são de condutores que não respeitam a sinalização de sinal fechado, a maioria delas durante o dia, e outros 14% por dirigir veículo não licenciado.

O Batalhão possui cinco Companhias de Policiamento Ostensivo sediadas nos bairros Tristeza, Ipanema, Vila Nova e duas na sede da unidade no Menino Deus, além de contar com um Pelotão de Operações Especiais.

Secretaria da Segurança Pública