Terceira fase da Operação Linha Cruzada tem cumprimento de ordens judiciais em São Paulo

O objetivo é combater golpes conhecidos como Falsa Central de Atendimento ou Falso 0800

A foto mostra as ações da Polícia Civil
Investigação que apurou um novo esquema do golpe praticado por criminosos paulistas contra vítima gaúcha - Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil, por meio da 3.ª Delegacia de Polícia de Canoas, com apoio da Polícia de São Paulo, deflagrou, nesta quarta-feira (18/9), a Operação Linha Cruzada. Trata-se de uma operação interestadual contra os crimes de associação criminosa e estelionato praticado por meio eletrônico.

Nessa terceira fase da operação, estão sendo cumpridas 16 medidas judiciais em três cidades do estado de São Paulo. Até o momento, quatro investigados foram conduzidos à seccional de São Paulo para depoimento, e diversos celulares e máquinas de cartão de crédito foram apreendidos.

Segundo a delegada Luciane Bertoletti, essa fase é o desfecho de mais de um ano de investigação, que apurou um novo esquema do golpe praticado por criminosos paulistas contra uma vítima gaúcha.

O golpe conhecido como Falsa Central de Atendimento ou Falso 0800 é aquele em que os criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras e, por meio de ligação telefônica, com o mascaramento do número do banco, induzem a vítima a realizar movimentações bancárias, como transferências, Pix e empréstimos em favor do grupo criminoso. Nessa investigação, os criminosos conseguiram desviar mais de R$ 200 mil da vítima por meio de compras via cartão de crédito, Pix e transferências. Objetos de valor foram entregues em diversos endereços de São Paulo. Todo o valor angariado foi recuperado e devolvido à vítima.

O diretor da 2.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cristiano Reschke, destacou que fraudes eletrônicas vêm crescendo desde a pandemia, quando houve uma intensificação da migração de crimes para o mundo virtual, com uso massivo da tecnologia. “A distância entre autor e vítima sempre se coloca como um ingrediente a dificultar a identificação dos criminosos, mas, com a qualificação das investigações e a inteligência, estamos obtendo cada vez mais êxito na prisão dos grupos envolvidos nessa prática, inclusive com bloqueio de bens e valores, possibilitando um futuro ressarcimento dos que sofreram o golpe. A medida que a impunidade diminui, o crime se torna menos atrativo”, afirmou Reschke.

O delegado salientou que a Delegacia Regional de Canoas tem como prioridade a investigação de estelionatos e extorsões que se valem do ambiente virtual e de maior vulnerabilidade das vítimas e que, desde 2023, já executou mais de 20 operações com mais de 100 presos, em golpes que causaram prejuízo na casa das dezenas de milhões de reais.

Após essa ofensiva, a Anatel publicou medidas para evitar fraudes com o número 0800 que vão da suspensão de novos números ao bloqueio imediato da linha em caso de irregularidade.