Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Tecnologia e inovação pautam encontro nacional sobre Segurança Pública em Gramado

Publicação:

Na abertura oficial, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, palestrou sobre inovação tecnológica para eficiência da gestão da Segurança Pública.
Na abertura oficial, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, palestrou sobre inovação tecnológica pa - Foto: Rodrigo Ziebell

Nesta semana, o Rio Grande do Sul é palco de debates importantes sobre Segurança Pública. Gramado recebe, nos dias 06 e 07, a 6ª edição do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública e a Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.

O fórum abordará as principais tendências, desafios e perspectivas do mercado mundial para a Segurança Pública. Desta forma, incentivar o intercâmbio, apresentar e debater os impactos e benefícios dessas tecnologias nos serviços de Segurança Pública do nosso país. Participam do evento representantes das Secretarias de Segurança Pública de todo Brasil, servidores do Poder Judiciário, chefes de Inteligência, gestores de Análise Criminal, Polícia Federal, Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, e empreendedores do setor.

Na abertura oficial, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, palestrou sobre inovação tecnológica para eficiência da gestão da Segurança Pública. Acompanhado do subsecretário de Comando e Controle Novaes do RJ, Beltrame salientou a importância do envolvimento das prefeituras com a segurança pública. “O envolvimento da sociedade permite criar novas parcerias e possibilidades de auxílio ao Estado. A integração e compartilhamento de informações ajuda a reconhecer e enfrentar os problemas”, enfatizou.

A criação de centrais privadas de vídeo monitoramento e projetos de câmeras de vídeo monitoramento urbano, com envio de imagens para Centros de Operações da Segurança Pública, também foi tema do painel. Novaes ressaltou que o papel das polícias se mantém fundamental. “Mesmo com auxílio do setor privado em questões como o vídeo monitoramento, a polícia sempre será acionada para lidar com a situação encontrada”.

Desde a posse de Cezar Schirmer, a SSP/RS tem estreitado relações e estabeleceu o intercâmbio de conhecimento com a SESEG/RJ. O secretário viajou ao RJ, onde conheceu a estrutura comandada por Beltrame e visitou o Centro de Comando e Controle carioca. Na terça-feira (04), o subsecretário Novaes visitou o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP/RS, para conhecer o trabalho do setor do vídeo monitoramento e dividir suas experiências.

As atividades prosseguem na tarde desta quinta-feira (06), com a LXIII Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. Vinte e um secretário e representantes de todas as unidades federativas participam do encontro, que contará com a presença do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

Texto: Laura Xavier/SSP
Edição: Claiton Silva/SSP

Secretaria da Segurança Pública