Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP ultrapassa em 41% meta de capacitação de servidores através do POD BID

Publicação:

Parceria permitiu a capacitação de 1.698 servidores
Parceria permitiu a capacitação de 1.698 servidores - Foto: Lurdenir Matos/SSP

Nesta sexta-feira (09), foi concluída a 18ª edição do Curso de Atendimento a Grupos Vulneráveis e Efetividade Policial. Nessa fase do projeto, 24 servidores da Polícia Civil, Brigada Militar e Guardas Municipais de Porto Alegre, Viamão e Alvorada foram capacitados como multiplicadores de conhecimento em suas bases de atuação. Nas 18 edições do curso, 476 colaboradores foram especializados na área.

O ciclo de capacitações iniciado em 2015 visava atingir 1.200 servidores relacionados a segurança. Ao encerramento do programa, 1.698 servidores foram formados, número que representa um acréscimo de 41% na meta.

A realização deste ciclo de especializações foi possível através da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH); através do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As capacitações foram em:  Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, Polícia Cidadã e Mediações -Aspectos e Doutrinários, Polícia Cidadã e Mediações -Aspectos Práticos e, por fim, Curso de Atendimento a Grupos Vulneráveis e Efetividade Policial.

A coordenadora estratégica do POD BID, delegada Luciane Bertoletti enfatizou a importância da capacitação continuada dos servidores. "Essa capacitação demonstra a resignificação da nossa missão como profissional da Segurança".

O coordenador técnico do POD BID, major Roberto dos Santos Donato avaliou os resultados além meta estabelecida. "Formamos 498 servidores além do que foi planejado inicialmente. Esse aumento de 41% na meta demonstra a efetividade do ensino e representará milhares de servidores impactados pela especialização".

A diretora adjunta do Departamento de Planejamento e Integração da SSP ressaltou a importância da aproximação das polícias junto a população. "Hoje vemos a importância da prevenção a criminalidade, por isso buscamos a presença policial junto a comunidade, exercendo um trabalho pedagógico preventivo, para que essas pessoas não entrem para a criminalidade".

O diretor do Departamento da Juventude da SDSTJDH, representante da pasta no evento, Ricardo Bassi, exaltou a união entre os diferentes órgãos para estreitar as relações entre poder público e sociedade civil. "Esse trabalho, iniciado em 2015, demonstra o empenho das instituições para aprimorar e ampliar o alcance da segurança pública. A superação da meta em 41% demonstra o sucesso dessa parceria que renderá frutos no futuro da nossa população", finaliza.

POD BID

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) visa reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos. Regulamentado pelo DECRETO nº 52.010/2014, o projeto conta com o investimento de US$ 56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A contra partida do Estado é de US$ 6 milhões.  

O POD possui como diretrizes a prevenção da violência, a efetividade policial, na redução da violência e do reingresso na FASE, e na articulação do governo com as comunidades envolvidas. Para isso, o projeto irá construir seis Centros da Juventude, sendo 4 deles em Porto Alegre. Os outros dois vão ser instalados em Viamão e Alvorada, ambos municípios da região metropolitana da Capital. Nestes Centros também serão colocadas delegacias de Polícia Cidadã e Bases Comunitárias

Secretaria da Segurança Pública