Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP realiza reunião de trabalho com representantes da Conmebol

Publicação:

encontro tratou evento preparatório para Copa América 2019
encontro tratou evento preparatório para Copa América 2019 - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Lurdenir Matos/SSP

A atualização do planejamento de gestão da Copa América foi pauta do encontro entre Secretaria da Segurança Pública, órgãos vinculados e demais instituições da segurança municipal e federal com os representantes da Conmebol. Em reunião realizada nesta quarta-feira (24) foram discutidas algumas medidas necessárias para viabilizar a realização de um evento teste, preparatório para a Copa América 2019.

A previsão da cúpula é promover um ensaio preparatório durante o jogo entre Grêmio x Universidad Católica, do Chile, na Arena do Grêmio, válido pela primeira fase da Copa Libertadores da América. Na ocasião, serão realizadas ações operacionais dentro dos moldes que serão adotados durante a competição entre as nações da América – e países convidados – para aprimorar o planejamento.

Entre as medidas propostas está a integração entre o judiciário local com as entidades internacionais para troca de informações sobre torcedores com histórico violento. Com a medida, será possível barrar torcedores que estão impedidos de entrar no estádio em seus países de origem.

Algumas das rotas de interesse operacional já estão definidas e poderão ser testadas, levando em consideração algumas diferenças entre um jogo do calendário regular dos clubes e uma competição de seleções. Até a data do jogo, serão realizadas outras reuniões preparatórias para ajustar as possibilidades de teste. 

Participaram do encontro desta quarta-feira autoridades da SSP e suas vinculadas, além de representantes da Arena do Grêmio; da Conmebol, da Polícia Federal e Rodoviária Federal; da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e do Juizado Especial Criminal (JEC).

Secretaria da Segurança Pública