SSP promove 24ª edição do Curso de Inteligência Financeira
Capacitação aborda técnicas de combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro em ações de corrupção e tráfico
Publicação:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu início na última segunda-feira (30/5) à 24ª edição do Curso de Inteligência Financeira, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. A capacitação será desenvolvida ao longo da semana e tem por objetivo subsidiar as ações dos profissionais de segurança pública na inteligência financeira, aliado com a atividade de inteligência policial.
O curso destaca os princípios doutrinários e os ramos de proteção e produção do conhecimento, visando o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, decorrentes de crimes como corrupção e/ou tráfico de drogas. Com carga horária de 40 horas-aula, serão abrangidas disciplinas como Aspectos Financeiros da Atividade Criminal, Unidade de Inteligência Financeira, Análise Bancária, Análise Fiscal e Patrimonial e Tecnologias de Inteligência Financeira.
Promovido sob a coordenação do Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp) da SSP, o curso é uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A elaboração é da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), mediante propositura e participação da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Dint/Seopi), agência central do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública.

Participam dessa edição profissionais da área de Inteligência de Segurança Pública dos Estados, do Distrito Federal e da União, bem como outros profissionais que atuem ou apoiem o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública para que obtenham resultados alinhados as melhores práticas e técnicas adequadas à legislação vigente.
A solenidade de abertura do curso contou com a presença do diretor administrativo do TRF4, Antônio Cesar Marques de Matos, do representante do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-SUL), comissário José Carlos da Silva, e do diretor adjunto do Disp, major Moggar Frederes de Mattos, além dos chefes das Agências, Núcleos e Serviços de Inteligências da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Texto: Disp/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP