SSP instala Gabinete de Gerenciamento de Crise COVID-19 com vinculadas e instituições parceiras

Em auditório, vice-governador, em pé, fala para grupo de pessoas sentadas em cadeiras com 1,5 metros de distância entre si.
Colegiado fez hoje sua única reunião presencial, para instalação, com amplo espaço entre os presentes. Próximas serão virtuais - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Carlos Ismael Moreira / SSP

Para alinhar as ações das forças de segurança no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) formalizou na tarde desta sexta-feira (20) a instalação do Gabinete de Gerenciamento de Crise COVID-19 (GGC COVID-19). O colegiado, que reúne todas as vinculadas da pasta e ainda tem como convidadas instituições parceiras das esferas federal, estadual e municipal, vai articular o trabalho integrado de proteção da sociedade e de fiscalização das medidas restritivas adotadas para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

O alinhamento dará atenção especial às ações de fiscalização ativa da restrição ao funcionamento de estabelecimentos de serviços não essenciais, bem como à repressão aos crimes contra a saúde pública e o consumidor, pela prática de preços abusivos de itens essenciais ou oferta de produtos falsificados. Também haverá fiscalização da interdição de todas as praias e rios do Rio Grande do Sul, anunciada pelo governador Eduardo Leite no final da tarde desta sexta-feira (20).

Delegado Ranolfo em pé, gesticula com as duas mãos na altura do abdome. Ao fundo, marca do governo e telão.
GGC COVID-19 será liderado diretamente pelo vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

“Vivemos um momento de extrema preocupação e cuidado em razão da pandemia do novo coronavírus. A integração já é premissa do nosso programa RS Seguro e do dia a dia de todas as instituições aqui participantes. Mas, agora, manter um trabalho afinado, eficiente e ágil é mais fundamental do que nunca. Com esse colegiado, teremos condições de articular com rapidez as ações de todos para proteger a sociedade gaúcha”, declarou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

A partir de agora, as autoridades deverão manter contato contínuo em grupo de comunicação para monitorar as medidas, ações e providências necessárias para prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19, observando as determinações do decreto nº 55.128 e, no que não conflitar, o estabelecido no Decreto nº 55.115, de 12 de março, e no Decreto nº 55.118, do dia 16, além de novas medidas que venham a ser publicadas.

A única reunião presencial do gabinete, apenas para sua instalação, foi realizada às 14h desta sexta-feira (20), na sede da SSP. As próximas reuniões do GGC COVID-19 serão realizadas de forma virtual, por um sistema de videoconferência. O local foi escolhido por ter amplas janelas para ventilação e espaço físico. Em condições normais, a sala tem capacidade para suportar reuniões com até cem pessoas sentadas – no encontro de hoje, havia menos de 30, conforme determinado pelo Decreto Estadual nº 55.128, que declarou estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

O colegiado será liderado diretamente pelo vice-governador. Participam as diretorias de departamentos da SSP, o comando-geral da Brigada Militar (BM), a chefia da Polícia Civil (PC), o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), e as direções-gerais do Instituto-Geral de Períciais (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). Também se integraram ao gabinete as superintendências gaúchas da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Porto Alegre.