Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP e CBMRS buscam ampliar a utilização do SINESP-CAD no Estado

Publicação:

- Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Lurdinha Matos/SSP e Ascom/CBMRS

A integração e a agilidade na geração e despacho de ocorrências com a utilização da ferramenta SINESP-CAD é uma das iniciativas que o Estado busca para a qualificação do atendimento ao cidadão, terceiro eixo do Programa RS Seguro. Servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRS) realizaram videoconferência com a Gerência de Projetos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública para avaliar a possibilidade de aplicar no Estado a ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Atualmente, 31 cidades do Estado já usam o SINESP-CAD no atendimento emergencial para geração e despacho de ocorrências pela Brigada Militar. A videoconferência, que ocorreu nesta quinta-feira (06), teve o objetivo de estudar a aplicabilidade da ferramenta para o CBMRS.

Na oportunidade, o capitão Natanael Silva de Oliveira, do MJSP, apresentou as funcionalidades do sistema como uma plataforma de suporte a serviços de atendimento e despacho de emergência nas demandas operacionais do CBMRS e tirou dúvidas que surgiram. As ações fazem parte do planejamento institucional do CBMRS na busca de novas tecnologias e inovação de processos para qualificar a prestação do serviço de emergência no Estado.

Ainda serão realizadas reuniões com a Polícia Civil e IGP para estudar o uso da ferramenta com o objetivo de integrar todas as instituições de segurança do Estado e padronizar o atendimento de ocorrências.

A SSP foi representada pelo major Moacir Almeida Simões e pelo tenente José Philipp Guerreiro da Silva, da Divisão de Tecnologia da Informação (DTIC), e pela capitã Marta França Moreira, do Sistema de Integração com os Municípios (SIM). O CBMRS foi representado pelo tenente-coronel Ben-Hur Pereira da Silva e tenente Jackson Neves Gamalho, da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações (DTIC), pelo major Isandre Antunes de Souza e pelo tenente Leonardo Siqueira Alves dos Passos, da Assessoria de Operações e Defesa Civil.

Secretaria da Segurança Pública