Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SJS apresenta pesquisa sobre tráfico de seres humanos no Estado

Publicação:

A Secretaria da Justiça e da Segurança (SJS) realiza nesta terça-feira (06/06) o lançamento da pesquisa Tráfico de Seres Humanos para Fins de Exploração Sexual no Rio Grande do Sul. O ato será realizado a partir das 14h no auditório da SJS, localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, em Porto Alegre./>

A pesquisa faz parte do projeto “Medidas contra o Tráfico de Seres Humanos no Brasil”, desenvolvido pelo escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), e tem o apoio da SJS e do Ministério da Justiça. O levantamento apresenta os resultados da análise feita em inquéritos policiais abertos para investigar o tráfico de seres humanos, em fontes documentais, oriundas de organizações não-governamentais, órgãos de governo e organismos de cooperação internacional, além de dados levantados junto à imprensa no RS. A pesquisa compreende o período de 1996 a/> 2004.

O tráfico internacional de seres humanos é um crime praticado por diversas civilizações desde a antiguidade, com objetivo de explorar a força de trabalho humana. O problema se manifesta na atualidade em diferentes formas, que se ancoram nas estruturas do crime organizado e incorporam especificidades de operação. Traficam-se pessoas para fins de transplante de órgãos, trabalho escravo, adoção e exploração sexual no mundo inteiro.

A pesquisa surgiu a partir de uma iniciativa da SJS. No Rio Grande do Sul, foi coordenada pela professora Jaqueline Oliveira Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além dela, estará presente no evento o secretário Omar Amorim, titular da SJS, e a jornalista Marina Pereira Pires de Oliveira, que coordena as ações do Ministério da Justiça na área de tráficos de pessoas.

Secretaria da Segurança Pública