Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Servidores da Susepe concluem curso de formação

Publicação:

27 agentes formaram-se em curso de capacitação da Susepe
27 agentes formaram-se em curso de capacitação da Susepe - Foto: Neiva Motta/Susepe

A Susepe, por meio da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e Núcleo de Segurança e Disciplina, formou 27 agentes no Curso de Capacitação em Escolta - 2ª Edição. O evento ocorreu na Academia Integrada de Segurança Pública (ACISP) na manhã desta sexta-feira (18). A cerimonia foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Ensino e Treinamento (DET), tenente-coronel André Luiz Córdova, e pela diretora adjunta, delegada Eliete Rodrigues.

As turmas participaram das atividades teóricas e práticas entre os dias 31 de agosto e 17 de Setembro, na sede da ACISP, em Porto Alegre. Entre as disciplinas ministradas, estavam de Direitos Humanos, Noções Básicas de Escolta, Inteligência Penitenciária e Decisão de Tiro. Foram realizadas duas edições neste ano, totalizando 38 formandos em 2015, com objetivo de promover a qualificação e capacitar servidores em operações que requerem eficiência e treinamento tático operacional.

O diretor da ESP, João Eduardo Reymunde, agradeceu o empenho da equipe que coordenou o curso, reiterando a parceria da diretoria administrativa e o apoio dado pela superintendência da Susepe. De acordo com Reymunde, o papel da instituição é oferecer cursos sistematicamente, oportunizando a qualificação para os servidores que atuam nos presídios do interior do estado. Em sua fala, o diretor do DET disse que a educação e a capacitação são cernes do desenvolvimento das instituições e sociedade. “Nós dependemos disso para vislumbrar uma melhora para todos nós”. O oficial parabenizou pedindo que não sucumbam a rotina individual, que é um desafio muito grande para quem atua na segurança pública.

Participaram também da solenidade, o diretor substituto da DSE, Luiz Antonio Gil e o coordenador Curso de Escolta Prisional, Janderson Carvalho da Costa. Costa falou da superação de algumas dificuldades estruturais da função do agente penitenciário, lembrando que é por meio da dedicação que se superam os desafios. “Tínhamos equipamentos reduzidos, atualmente, possuímos armamento de ponta. Alguns colegas perderam a vida durante cumprimento da função para que pudéssemos crescer e evoluir cada vez mais nos treinamentos operacionais, táticos e teóricos”, afirmou.


Texto: Assessoria de Comunicação Social/Susepe

Edição: Assessoria de Comunicação Social/SSP

Secretaria da Segurança Pública