Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Secretário Goularte ministra aula inaugural em curso na Academia de Polícia Militar

Publicação:

Na tarde desta segunda-feira (22/09), o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, ministrou aula-palestra aos alunos do Curso Avançado de Administração Policial Militar. O evento ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, com a presença do subcomandante da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, oficiais graduados da corporação e alunos dos cursos de estratégia policial militar dos estados de Pernambuco e Pará.

Dirigindo-se aos participantes do curso, Goularte destacou, inicialmente, a importância do máximo aproveitamento em todas as etapas de estudo, por parte dos oficiais da Brigada Militar designados para as atividades de formação. O curso avançado de administração policial militar é destinado a capitães da Brigada Militar, visando orientá-los no planejamento e organização da Segurança Pública.

Utilizando recursos técnicos para projetar as idéias sobre Segurança Pública, Edson Goularte resumiu o teor de suas manifestações na seguinte afirmação: “Uma Segurança Pública melhor é possível!” Situou os alunos quanto ao contexto do cargo que ocupa, expondo temas tais como: Plano de Governo, Missão e Visão da SSP, Projetos e Prioridades, discorrendo de forma sucinta e objetiva sobre cada um deles.

No desenvolvimento do tema central, o secretário da Segurança fundamentou as convicções de que “uma segurança pública melhor é possível”, justificando a tese na profundidade dos estudos que fez sobre o assunto. Destaque para alguns pontos considerados básicos por ele para que sejam alcançados os objetivos:

 

  1. Muito trabalho em equipe;

     

  2. Estudo, motivação, união e coesão dos servidores em torno de objetivos em comum;

     

  3. Despartidarização e descorporativização;

     

  4. Planejamento científico (quem faz-o que-onde-quando-como e para que);

     

  5. Otimização dos setores de Inteligência;

     

  6. Recursos Humanos – valorização, respeito e enaltecimento dos servidores;

     

  7. Conselhos de Segurança Pública – estaduais e municipais com maior representatividade;
No segmento final da palestra, o secretário Goularte exemplificou a convicção de que a Segurança Pública, no RS, pode servir de modelo para os demais estados da União, a curto prazo. E na prática, demonstrou o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar e Polícia Civil, em sintonia com a Polícia Rodoviária Federal, durante os dias da Expointer 2008, com todo o esquema de segurança bem organizado e executado em todos os setores e em torno do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 

Secretaria da Segurança Pública