Secretaria da Segurança Pública debate mecanismos de gestão do Policiamento Comunitário
Publicação:
A Secretaria da Segurança Pública, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizou nos dias 25 e 26 de agosto o workshop “Mecanismos de gestão, monitoramento e avaliação do Policiamento Comunitário em territórios com alto nível de crimes violentos: O desafio de garantir o controle do uso da força”. O evento integrou o Programa Oportunidades e Direitos (POD)
O workshop foi dividido em três palestras temáticas. A mesa “Perspectivas Nacionais e Internacionais da Gestão da Integridade e do Monitoramento e Avaliação do Policiamento Comunitário”, tratou da necessária gestão integrada da POD/RS e compartilharam experiências comparadas, no âmbito da segurança e da justiça, acerca do uso da força e do policiamento comunitário em territórios com altos níveis de vulnerabilidade social. A mesa teve a mediação de Nívio Nascimento, Mestre e Doutor em Antropologia (UNB) e Coordenador da Unidade Estado de Direito do UNODC. Os debatedores foram Cesar Faccioli, Coordenador da Unidade de Gestão Estratégica do Ministério Público do Rio Grande do Sul; Leoberto Brancher, Juiz de Direito, Coordenador do Projeto Justiça Restaurativa para o Século XXI (TJRS) e Membro do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa (CNJ); Robson Rodrigues, Mestre em Antropologia (UFF) e Doutorando em Ciências Sociais (UERJ) e ex-Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, como também Eduardo Pazinato, Mestre em Direito (UFSC) e Doutorando em Políticas Públicas (UFRGS) e Consultor RGS-BID do UNODC.
O evento contou com a participação de gestores responsáveis pela implantação do Programa no Estado, comandos da Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Guardas Municipais, oficiais e praças da Brigada Militar, delegados(as) e servidores(as) da Polícia Civil, assim como de representantes das demais políticas setoriais afins do governo estadual.
Programa Oportunidades e Direitos (POD)
O POD objetiva contribuir com a redução dos índices de criminalidade, notadamente homicídios e roubos, envolvendo jovens de 15 a 24 anos de idade, nas cidades de Alvorada (ALV), Porto Alegre (POA) e Viamão (VIA), mediante a abordagem integrada dos fatores de risco e a focalização geográfica e populacional das intervenções de Estado.
Fonte: Departamento de Ensino e Treinamento- DET/SSP
Edição: Assessoria de Comunicação Social/SSP