Secretária-adjunta da Segurança Pública recebe a Medalha Tiradentes 2025
Publicação:
A secretária-adjunta da Segurança Pública, Adriana da Costa, foi uma das agraciadas com a Medalha Tiradentes, a mais alta distinção da Polícia Civil. A solenidade de entrega das medalhas ocorreu na tarde desta quarta-feira (3/12) no auditório do Prédio 32 da PUCRS, em Porto Alegre, e marca as celebrações dos 184 anos da Instituição.
A secretária Adriana da Costa agradeceu a honraria recebida e lembrou sua trajetória na Polícia Civil. “Receber essa medalha é para mim uma emoção difícil de traduzir em palavras. Mais do que um reconhecimento individual, sinto que ela simboliza uma trajetória construída a muitas mãos ao longo desses 26 anos dedicados à segurança pública. Cada passo que dei nessa caminhada foi construído ao lado de mulheres e homens abnegados, competentes e corajosos, que honram a profissão com ética, dedicação e humanidade.”
Em sua fala fez questão de dar destaque aos 184 anos da Polícia Civil. “Não poderia deixar de mencionar com orgulho e admiração o aniversário de 184 anos da nossa instituição. A Polícia Civil vem mantendo viva a sua função essencial, que é investigar com rigor, atuar com inteligência e defender o cidadão com firmeza e responsabilidade. Que essa data comemorativa renove o compromisso de todos nós. Que possamos juntos construir uma sociedade mais justa, mais segura e mais humana.”
O chefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro e a subchefe de Polícia, delegada Patrícia Tolotti Rodrigues realizaram a entrega das homenagens. Em seu discurso, o delegado Guerreiro, destacou a relevância de todos os agraciados para a Instituição, que reconhece a colaboração firmada com todos que apoiam a Polícia Civil, sejam pessoas ou instituições. “Quero saudar os homenageados, autoridades, policiais e familiares. Nós, servidores públicos, temos uma doação extrema à causa da segurança pública. E essa árdua tarefa é uma parceria que se dá com o judiciário, com o ministério público, com a sociedade como um todo. Segurança pública é dever do estado, mas responsabilidade de todos.”
A Medalha Tiradentes foi instituída pelo decreto estadual nº 30.820 de 1982, para enaltecer pessoas, entidades e instituições que tenham colaborado ao longo do ano na implementação de ações voltadas à segurança pública. O nome da honraria é em memória ao patrono das polícias civis e militares do Brasil.
Os nomes dos agraciados com a Medalha Tiradentes foram aprovados pelo Conselho de Administração Superior (CAS) da Polícia Civil.
Agraciados:
Adriana Regina da Costa, secretária-adjunta da Segurança Pública
Mario Crespo Brum, presidente do TRE-RS
Marco Aurélio Martins Xavier, desembargador do TJRS
Tiago Moreira da Silva, promotor de justiça MPRS
Mauro Fonseca Andrade, promotor de justiça MPRS
Jorge Pozzobom, secretário de Sistemas Penal e Socieducativo
Paulo da Cruz Barragan, diretor-geral do IGP-RS
Julimar Fortes Pinheiro, comandante-geral do Corpo de Bombeiros RS
Sergio Ilha Dalcol, superintendente geral da Susepe-RS
Andrei Vivian, diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública do RS
Luiz Marcelo Reolon, diretor do Departamento Administrativo da Secretaria de Segurança Pública do RS
Vinícius Oliveira Braz Deprá, subsecretário de Patrimônio da SPGG
Ivandre Medeiros, assessor especial da presidência do TJRS
Cláudio Goldsztein, presidente do ICF
Ivan Pareta de Oliveira Júnior, presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB-RS
Fernando Antônio Sodré de Oliveira, ex-chefe de Política
Antônio Carlos Pinto da Silva, comissário de Polícia
Ricardo de Souza Salamon, comissário de Polícia, In Memoriam
Texto: Luciana Balbueno. Edição: Letícia Jardim (Ascom SSP-RS).