RS: ação coordenada pela SSP garante tranquilidade no primeiro dia de provas do Enem
Mais de 3 mil policiais foram empregados para proteger candidatos e profissionais envolvidos
Publicação:

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerrou neste domingo (05.11) de forma segura em todo território gaúcho, conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Para garantir a tranquilidade dos candidatos e profissionais envolvidos, foi criado pela SSP o Gabinete de Governança Integrada de Segurança Pública (GGISP), com integrantes das forças policiais e demais órgãos. A força-tarefa atuou em regime de plantão na sede da pasta, sem computar o registro de ocorrências graves durante o período.
Conforme a SSP, foram atendidas nove ocorrências resultando em uma prisão por perturbação de sossego. Em São Leopoldo, um homem assinou termo circunstanciado pelo delito. A maioria das ocorrências envolveu a perturbação de sossego público nas proximidades de locais de aplicação de provas.
Para a segurança do Enem, foi empregado um efetivo de mais de 3,1 mil policiais, divididos em quase 1,6 mil viaturas. Uma aeronave da Brigada Militar também foi utilizada durante a operação. Mais de 400 escoltas foram realizadas pela BM. A última coleta de malotes foi entregue às 21h48 na distribuidora de Caxias do Sul. Quase 160 mil candidatos estavam inscritos para realizarem o exame em 106 municípios gaúchos.
Após a entrega do último malote, o coordenador do GGISP, coronel Volnei Ceolin, reforçou a importância da instalação do grupo de segurança que atuou na prevenção de crimes e no pronto-atendimento de intercorrências. “As ocorrências registradas foram atendidas rapidamente pelas forças de segurança e não impactaram na realização do certame. Reunir servidores de todos os órgãos durante a prova otimiza o tempo de resposta das polícias, contribuindo para o bom andamento do Enem", afirmou.
No próximo domingo (12.11), será realizada a segunda etapa de provas do Enem em todo Brasil.
Atuação das forças de segurança no RS
No Rio Grande do Sul, a Brigada Militar foi responsável pela escolta dos malotes de provas nas rodovias, além do policiamento ostensivo nos locais de aplicação do exame. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) manteve em prontidão unidades de resgate para atendimento emergenciais e socorro de urgência. A Polícia Civil (PC) também reforçou o plantão nas delegacias dos municípios com aplicação de prova. A atuação de cada instituição é determinada com base em serviços de inteligência que identificam fatores de risco.
Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Lucas Rivas/SSP