Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Região penitenciária de Pelotas oferecerá monitoramento eletrônico

Publicação:

Uma parceria da Vara das Execuções Criminais (VEC/Pelotas) e a Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Susepe, regulamentou as atividades de monitoramento eletrônico da 5ª Região Penitenciária, Zona Sul do Estado. Inicialmente, serão até cem presos que usarão tornozeleira eletrônica. O serviço começará no próximo dia 20.

Conforme Lucas Maurer, chefe da DME, a base de monitoramento da 8º região penitenciária, em Santa Cruz do Sul irá absorver a demanda da cidade de Pelotas (5ª região). Atualmente o RS tem três centros de monitoramento distribuídos: no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da Região Metropolitana, que monitora também a 7ª Região (Serra), o Instituto Penal da 2ª Região  que monitora também a 2ª, (Região Central), 3ª (Missões) e 4ª (Alto Uruguai) regiões penitenciárias.  E no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª região que passará a monitorar apenados da 5ª Região (Pelotas).

No Estado, já são 1.626 monitorados na base principal, 268 na base da 8ª região e 250 sob responsabilidade da 2ª região penitenciária (Santa Maria). A definição ocorreu durante reunião, no último dia 28, e contou com a participação do juiz de direito titular da VEC de pelotas, Regis Vanzin, da defensora pública, Roberta Silveira, chefe da DME, Lucas Maurer, delegados regionais penitenciários da 8ª e 5ª regiões, bem como dos servidores dos estabelecimentos prisionais da cidade.

Secretaria da Segurança Pública