Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Projeto para videomonitoramento em Campo Bom é apresentado a Mallmann

Publicação:

Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (15/05), o secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, recebeu a visita do vice-prefeito de Campo Bom, Armin Rudi Blos, e de representantes do Conselho Pró-Segurança (Consepro) do município, localizado no Vale dos Sinos.

Na pauta do encontro, demandas associadas à carência de efetivo, viaturas e equipamentos para os organismos da segurança, e projeto de videomonitoramento, a ser instalado em Campo Bom este ano. De acordo com Blos, o Consepro é responsável pelo pagamento do aluguel do prédio da Polícia Civil, além de ter disponibilizado quatro servidores para atuar na área administrativa da delegacia. Já o prédio da Brigada Militar local também é cedido pelo Consepro.

Conforme o vice-prefeito, o objetivo do encontro foi sinalizar ao secretário da necessidade da comunidade de Campo Bom receber uma contrapartida maior do Governo do Estado na área da segurança, seja no envio de novos PMs, seja na reposição de viaturas. Ressaltou, ainda, que na última Consulta Popular os campobonenses escolheram a segurança como prioridade. No segundo momento do encontro, Blos externou a Mallmann que Campo Bom pretende implementar neste ano um sistema de videomonitoramento e entregou ao secretário estudo para viabilizar a iniciativa. Segundo ele, a expectativa é da instalação inicial de seis câmeras, com outros nove equipamentos sendo adquiridos posteriormente. Conforme Blos, recursos da ordem de R$ 300 mil já estão à disposição para a implementação do sistema.

Após ouvir as ponderações de Armin Rudi Blos e dos representantes do Consepro, Mallmann enfatizou que o projeto de videomonitoramento pode ser viabilizado em parceria com a Brigada Militar, que indicaria tecnologia e ficaria responsável pela sala de controle do sistema. Sobre as questões de efetivo e reaparelhamento, enfatizou que o Plano Anual de Reaparelhamento Policial (PARP), já implementado na SSP, mapeia as carências estruturais das vinculadas da Pasta. Pontuou que nesse primeiro trimestre foram adquiridas 77 novas viaturas para a Polícia Civil e 66 para a Brigada Militar, com os veículos sendo agora encaminhados para as cidades com maior carência e seguindo diretrizes técnicas. Outros R$ 8 milhões, referentes ao Consulta Popular 2007, também serão aportados na Pasta.

O secretário destacou que o projeto de reestruturação organizacional das vinculadas da Pasta, em fase final de ajustamento antes de envio ao Piratini, permitirá a colocação no policiamento ostensivo de cerca de 1200 PMs e, na investigação, de mais de 300 policiais civis, otimizando recursos administrativos e físicos nas instituições, que ficarão mais ágeis no atendimento ao cidadão.

José Francisco Mallmann exemplificou, ainda, que 768 PMs, oriundos de 2005, deverão ser nomeados pela governadora até o próximo dia 1º de junho e que, na data de hoje, estão sendo formados e nomeados 244 novos Inspetores de Polícia. Ressaltou que os Projetos Estruturantes, a serem apresentados nesta sexta-feira (16) por Yeda Crusius representam o compromisso de “fazer” do governo. Durante a agenda, Mallmann esteve acompanhado do assessor de Demandas Públicas da SSP, Evandro Zambonato.





Secretaria da Segurança Pública