Programa Anjos forma 137 policias militares
O curso de capacitação em saúde mental já prepara a segunda edição
Publicação:

Cuidar da saúde mental da tropa, capacitando PMs, é uma iniciativa inédita da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O projeto que nasceu em plena pandemia teve a sua primeira etapa concretizada na manhã dessa sexta-feira (11/12). De forma virtual, respeitando os protocolos de prevenção à Covid, 137 militares, em várias regiões do Estado, participaram da formatura do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos. Durante a solenidade, foi realizada a entrega simbólica dos breves do curso aos novos facilitadores.
Durante dois meses a primeira turma do Programa Anjos acompanhou, em formato EAD, uma sequência de videoaulas produzidas em parceria com a TVE-RS. Em 155 horas de conteúdo, profissionais da saúde mental da Instituição e convidados que atuam na área uniram esforços para quebrar o preconceito sobre o tema e ensinar aos militares como identificar sintomas de doenças mentais e o encaminhamento para atendimento especializado. Para o coordenador de ensino, o médico psiquiatra, Capitão QOES Thiago Fernando Vasconcelos Freire, os policiais tiveram um desempenho surpreendente na qualificação. “Foram muito ativos nos canais de comunicação disponíveis, demonstraram muito interesse através das questões levantadas nos encontros online com os instrutores, sempre com questões muito pertinentes”, afirmou o Capitão.

Por motivo de agenda, o governador Eduardo Leite não pode participar da formatura mas enviou um vídeo parabenizando os formandos e a iniciativa da BM em priorizar temas como o estresse e a pressão que os policiais militares são submetidos diariamente. “É necessário ter muito equilíbrio emocional para não sucumbir as consequências desse trabalho intenso e por isso a atuação dos facilitadores que vocês começam a exercer a partir de agora é tão importante”, destacou o governador que também reconheceu o gesto da corporação, colocando o governo do estado a disposição para auxiliar no apoio à saúde dos servidores da segurança pública.

O programa também foi elogiado pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, que parabenizou a Instituição e aos formandos pelo que chamou de brilhante iniciativa: "Estamos formando 137 facilitadores que auxiliarão os nossos brigadianos e brigadianas identificando questões de adoecimento mental presente nas Instituições de Segurança Pública, então eu não tenho dúvida que esse programa vai melhorar muito o atendimento a toda nossa BM”.
Para o comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, a união de esforços permitiu que o projeto saísse do papel e fosse rapidamente concretizado. “No dia 23 de abril fizemos a primeira reunião, montamos um curso, um programa em tempo recorde em decorrência do interesse e força que a BM tem. Um curso de qualidade muito grande, e as parcerias grandes da CVV e TVE que, mesmo em tempos de COVID, nos abriram as portas, foram essenciais e permitiram que fizéssemos um trabalho de qualidade”, destacou o comandante-geral que prevê novas turmas para qualificação o mais rápido possível.
Participam da formatura de forma remota o comandante-geral da BM, Coronel Rodrigo Mohr Picon; a chefe do Estado Maior da BM, Coronel Cristine Rasbold; o diretor do Departamento de Ensino Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira; respondendo pelo Departamento de Saúde, o diretor do HBMPA, Tenente-Coronel Artur Arregui Zilio; diretor geral da TVE-RS Caio Klein; a cordenadora do CVV Dalva Stracke Ferreira; Oficiais instrutores e demais profissionais da área da saúde que contribuíram com o curso; formandos da primeira turma do Curso de Capacitação em Saúde Mental do Programa Anjos e demais autoridades civis e militares, convidados e familiares.

texto: Sd Escouto PM5