Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Proerd da BM encerra 2019 com mais de 70 mil crianças formadas

Programa esteve presente em 2.205 escolas em 295 municípios do RS

Publicação:

Grupo de crianças posa ao lado de policiais militares e de um leão de pelúcia, mascote do Proerd, em frente a um micro-ônibus da Brigada Militar.
Policiais militares levam às escolas informação e orientação para prevenção e rejeição ao uso de drogas - Foto: Fabiano Alves/Brigada Militar
Por Sgt Sabrina Ribas/BM

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar (BM) encerrou o ano de 2019 com mais de 70 mil crianças formadas no Rio Grande do Sul. A iniciativa, desenvolvida em escolas públicas e privadas, atendeu cerca de 60% (295) dos municípios gaúchos.

O Proerd é inspirado no programa americano DARE (Drug Abuse Resistance Education), ação criada em 1983, em Los Angeles, e que insere a polícia nas escolas buscando a prevenção ao uso de drogas pelas crianças e adolescentes. Atualmente, o DARE está presente em 50 estados americanos e em 58 países.

Os dados da Coordenação Estadual do Programa mostram que 295 municípios foram abrangidos pelo Proerd, que esteve presente em 2.205 escolas gaúchas. Além disso, foram realizadas ao longo do ano diversas capacitações aos policiais militares que lidam com esse público específico, tendo se destacado o seminário que abordou questões de inclusão a portadores de necessidades educacionais especiais auditivas, visuais, físicas, cognitivas e Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Aula do curso de formação de instrutores do PROERD. Policiais militares aparecem reunidos me torno de uma mesa. Um tome mate. Outro segura um caderno do Proerd. Ao fundo, lousa branca com anotações e banner da BM.
Curso ocorre na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFes) - Foto: Sargento Jonas / PM5

Durante um dos cursos que formou novos instrutores, a BM também recebeu integrantes americanos do DARE, responsáveis pela revalidação da instituição como ente habilitado a seguir com as atividades do Proerd no Estado, sendo positiva a certificação da corporação.

Além do Proerd, outra importante ferramenta da BM presente nas escolas gaúchas são as Patrulhas Escolares, que têm o objetivo de reduzir a violência no ambiente educacional, bem como trabalhar preventivamente problemas como bullying e a presença de armas e drogas na escola, e ainda busca a mediação de conflitos.

Os brigadianos e brigadianas que desenvolvem a iniciativa no RS visitaram 7.377 vezes as escolas particulares e outras 61.161 vezes as escolas públicas abrangidas. Foram desenvolvidas 1.017 palestras e outras 820 reuniões em ambientes escolares, envolvendo tanto professores e alunos, como também a comunidade das respectivas regiões onde essas atividades foram realizadas. 

Patrulha Escolar e Proerd em 2019

  • 1.017 palestras
  • 820 reuniões escolares
  • 7.377 visitas a escolas particulares
  • 61.161 visitar a escolas públicas
  • 2.205 escolas atendidas pelo Proerd
  • 70.626 alunos formados
  • 295 municípios atendidos
Secretaria da Segurança Pública