Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Proerd celebra 25 anos de atuação no Rio Grande do Sul

Publicação:

Imagem mostra logo do Proerd com ilustração de leão fazendo sinal de positivo.
Ciclo de ações que marcam os 25 anos do programa terá lançamento de livro - Foto: Bruno Lamoglia

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) celebra 25 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Para marcar a data, a Brigada Militar realiza um ciclo de atividades com início nesta sexta-feira (30/6). Entre as ações previstas, estão um seminário, o lançamento de um livro alusivo ao aniversário do programa no estado e um novo curso de capacitação de instrutores para aplicação do currículo do Proerd.

Nesta sexta (30/6), a partir das 12h30, e no sábado (1/7), acontece o Seminário Estadual de Capacitação do Proerd alusivo aos 25 anos. Com o tema “Capacitação para o currículo do Ensino Médio”, a programação reunirá 220 militares dos efetivos da Brigada Militar e das polícias militares do Amazonas, do Amapá, da Bahia, de Goiás e do Tocantins. O evento será realizado no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Durante as atividades do seminário, também será realizada a cerimônia de celebração dos 25 anos do Proerd no RS. A abertura será às 12h30, com a Banda de Música da BM.

Também nesta sexta-feira (30/6), acontece o coquetel de lançamento do livro “Proerd 25 anos: escrevendo histórias”, referente ao aniversário do projeto. A coletânea conta com histórias de transformação de vidas e interação com a comunidade a partir do olhar de instrutores do programa no Rio Grande do Sul. O lançamento acontece no Prédio 40, da PUCRS, às 20h, e terá a presença da cantora Luiza Barbosa (The Voice Kids/TV Globo).

Completando o ciclo de atividades, o mês de julho terá um novo curso de Formação de Instrutores do Proerd. A capacitação acontece de 3 a 14 de julho, na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório. Participam do curso 36 militares da BM e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Com 80 horas de carga-horária, a qualificação contemplará temas como filosofia e metodologia do programa, instruções educacionais, pedagógicas e metodológicas, matriz curricular adaptada aos currículos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, estágio supervisionado e demonstração de lições.

Texto: Ascom BM

Secretaria da Segurança Pública