Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Primeiros 30 dias de Operação RS Verão Total registram redução da criminalidade e aumento dos salvamentos

Em um mês, as ocorrências de furtos atendidas pela BM caíram quase 53%

Publicação:

Guarda-vidas do CBMRS em forma na beira da praia com uma viatura ao lado.
CBMRS tem 973 guarda-vidas distribuídos em 272 postos de salvamento em todo o Estado - Foto: Nícolas Castro/CBMRS

O início do veraneio e as festas de final de ano são períodos de grande movimentação no Litoral especialmente com o avanço da vacinação e a flexibilização das normas de segurança contra a covid-19. Neste primeiro mês de atuação da Operação RS Verão Total 2021/22 houve aumento nos números de salvamento e nas atividades preventivas desenvolvidas pelo CBMRS. Mesmo com o aumento dos salvamentos a corporação não registrou óbitos em áreas cobertas pelo serviço dos guarda-vidas. Mesmo com o aumento da movimentação nas praias, a Brigada Militar contabilizou a redução de quase 53% nos furtos qualificados em comparação com o mesmo período da temporada anterior. Neste primeiro período de veraneio também foi registrada a queda de 41,49% nos roubos a pedestre, 40% nos roubos de veículos, e 25% abaixo nos homicídios dolosos.

 O subcomandante-geral do CBMRS, coronel Otávio Polita Filho, salienta que, mesmo com o aumento dos registros de salvamentos, não houve vítimas fatais nas áreas guarnecidas. “Seguimos orientando a população para que procure banhar-se em áreas com a presença de guarda-vidas, pois essas áreas proporcionam a maior segurança ao veranista”, enfatizou o coronel Polita.

 Em comparação com a operação anterior, os números de salvamentos registraram um aumento de 79%, totalizando 250 intervenções do tipo no período. Ainda, foram 115.126 atividades preventivas no período, o chamado apitaço. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 20%, o que demonstra a proximidade do guarda-vidas com o banhista, orientando a população de maneira mais presente.

 Com base nas estatísticas a instituição traçou o “Perfil do afogado”. Segundo os números, 31% dos salvamentos são de crianças de 6 a 15 anos, 14% de homens de 16 a 25 anos, e 11% de mulheres entre 16 e 20 anos, e 31 a 40 anos. O horário de maior número de ocorrências deste tipo é das 14h30min às 19 horas, representando 59% das ocorrências.

 À frente do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Brigada Militar do Litoral (CRPO Litoral), o coronel Leandro Luz aponta, entre as ações da corporação, a realização de 1.326 barreiras policiais, a abordagem de mais de 30 mil pessoas e a fiscalização de quase 18 mil veículos no primeiro mês de reforço noas praias. “Esta atuação preventiva da Brigada Militar resulta na redução de muitos crimes. As abordagens em barreiras tiram de circulação, por exemplo, um motorista embriagado, apreendem drogas e armas, além de inibir ações criminosas”, explica.

 Os índices de furto/arrombamento em estabelecimento comercial e roubo em residência também apresentaram queda ambos com 28,57%. Já os furtos em veículos reduziram 12,60% no período.

Brigadianos abordando veículos em barreira policial.
No período, a BM realizou 1.326 barreiras policiais. - Foto: Divulgação Brigada Militar

 Pelo CBMRS outro número também chama atenção: o de queimaduras por água-viva ou caravelas, que são presença constante no litoral gaúcho. Foram 12.483 nos primeiros 30 dias de Operação, um aumento de 23%. Especialistas atribuem a presença dos animais à temperatura da água, que está mais quente.

 Também recebeu destaque pela corporação o grande índice de pessoas encontradas na beira da praia, principalmente crianças, o que é um sinal de alerta para os pais e responsáveis. Em comparação com o período anterior esse índice cresceu 205%, com 370 casos até o momento, o que demonstra a necessidade de se reforçar a atenção com os pequenos.

 O coordenador da Operação Verão pelo CBMRS, tenente-coronel Isandré Antunes, destaca que a corporação, nos primeiros 30 dias de Operação, trabalhou para disponibilizar recursos à população e oferecer condições ideais para a tutela da vida. No entanto, oficial alerta os veranistas sobre a importância de seguir as orientações do CBMRS. “Precisamos continuar atentos, cautelosos, e seguindo as orientações dos guarda-vidas para que venhamos a encerrar a Operação Verão com o mesmo balanço positivo, de nenhuma morte onde os nossos profissionais estejam presentes. Nos ajude a manter este indicador! Podemos, juntos, evitar afogamentos”.

CBMRS tem 973 guarda-vidas distribuídos em 272 postos de salvamento em todo o Estado

Na temporada 21/22, o CBMRS tem um efetivo de 973 guarda-vidas, entre bombeiros, policiais militares e guarda-vidas civis temporários, empregados em 272 guaritas no litoral norte, sul e balneários de águas internas. Para proporcionar uma maior segurança à população e ao efetivo empregado, a corporação dispõe de 13 motos aquáticas e 7 quadriciclos, que auxiliam no tempo resposta em casos de ocorrências. Ainda, são 35 militares que reforçam o efetivo do litoral e 8 na Rota do Sol, para ocorrências de incêndio, atendimento pré-hospitalar e ocorrências de urgência e emergência.

Flutuador, viatura e moto aquática do CBMRS.
A corporação dispõe de 13 motos aquáticas e 7 quadriciclos, que auxiliam no tempo resposta em casos de ocorrências. - Foto: Nícolas Castro/CBMRS

Secretaria da Segurança Pública