Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Primeiro dia de exposição das “Viaturas históricas da BM” chama atenção no centro de Porto Alegre

Publicação:

A imagem do alto mostra cinco viaturas antigas da Brigada Militar e uma nova viatura da Brigada Militar, pessoas caminham entre os carros estacionados
viaturas foram colocadas em exposição no largo Glênio Peres, na Capital - Foto: sd Claudionor Machado/EMBM/PM5

A exposição “Viaturas históricas da Brigada Militar” começou nesta terça-feira (17/11) na área central da Capital. O evento itinerante contemplará quatro pontos da Capital, até o dia 20 de novembro. O primeiro local foi o largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público).  A apresentação do acervo histórico da instituição integra a programação de aniversário de 183 anos da instituição.

A mostra comemorativa conta com cinco viaturas e uma moto: um Jeep Willys (1970), um Rural Willys (1976), um Fusca (1986), um Opala (1987) um Veraneio (1988), e uma Harley-Davidson (2008). Os carros foram utilizados nas décadas de 70, 80 e 90 no serviço de patrulhamento urbano e rodoviário pelos policiais militares da corporação.

O comandante geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, esteve presente na abertura da exposição. “Esta exposição representa a valorização da história da instituição. Além disso, podemos ver o avanço, por que estão sendo apresentadas viaturas antigas e a representação das atuais. Recentemente conquistamos, com o investimento do FESP*, viaturas semiblindadas para incrementar os serviços e equipamentos de trabalho e proteção da nossa Brigada Militar”, concluiu o oficial.

O 2º sargento llha, integrante do Comando Rodoviário, é o responsável pelo cuidado e manutenção das viaturas históricas e já conduziu todas. “Era o que tínhamos na época e apesar de não ter ar-condicionado ou direção hidráulica, serviram com louvor ao propósito da segurança da população” afirmou.


Confira a história das viaturas:

Jeep Willis (1970)

Os Jeep com capota de aço e xadrez, oriundos da extinta Divisão de Rádio Patrulha da Guarda Civil (DRP), vieram também para integrar a frota da Cia PRM.

Ford Rural Willys (1976)

Marcou a criação da Companhia de Policiamento Radiomotorizado (Cia PRM). O serviço iniciou com 11 viaturas Rural Willis, oriundas de unidades do interior do Estado, equipadas com rádio transmissor-receptor, com uma estação de comando localizada no Quartel do Comando-Geral.

Volkswagen Fusca (1986) e Chevrolet Veraneio (1988)

Com a extinção da Guarda Civil, a Brigada Militar assumiu o policiamento ostensivo e de trânsito. O reforço de novas viaturas, entre elas, VW Fusca e GM Veraneio, dinamizou o atendimento de ocorrências policiais.

Chevrolet Opala (1987)

O modelo marcou a transição de Companhia de Policiamento Radiomotorizado (Cia PRM) para Batalhão de Polícia Rádio-Motorizado.

Harley-Davidson (2008)

Utilizada pelo Pelotão de motos, o velocímetro chega a 200km/h, dinamizando o policiamento.

Em função da pandemia Covid-19, além da distribuição de álcool em gel nos locais, o roteiro é sempre ao ar livre, permitindo o maior distanciamento entre os visitantes.

Confira a programação para os próximos dias:


Data: 18/11 (183º aniversário da Brigada Militar)

Horário: 8h

Local: Estádio General Cipriano, em Porto Alegre, rua Cel. Aparício Borges, 2001 (campo de futebol).

Data:19/11

Horário:12h30 às 18h30

Local: Usina do Gasômetro

Data: 20/11

Horário: 12h30 às 18h30

Local: Parque Farroupilha (Redenção - Monumento do Expedicionário).

 

Secretaria da Segurança Pública