Polícia Civil prende 23 pessoas em operação deflagrada em quatro estados

Foto mostra três agentes da Polícia Civil arrombando porta durante a operação.
Ação integrada resultou em 23 prisões e apreensão de drogas, armas, celulares e dinheiro. - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza, na manhã desta quarta-feira (10/4), a Operação Squadrone contra uma associação criminosa envolvida em tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e comércio irregular de munições e armas. A ação integrada também ocorreu nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No RS, foram presas 23 pessoas até o momento, e foram apreendidos dinheiro em espécie, telefones celulares e drogas.

A operação Squadrone tem suporte do projeto I.M.P.U.L.S.E., da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No RS, foi realizada por meio da 2.ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (2.a DIN-Denarc), coordenada pelo Delegado Rafael Delvalhas Liedtke

Mais de 100 policiais do Rio Grande do Sul participam da ação, em conjunto com aproximadamente 90 policiais civis de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Foram cumpridos 31 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão e foram bloqueadas 26 contas bancárias em 21 municípios.

As ações ocorreram nos municípios de Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Triunfo, Sapucaia do Sul e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina, as ordens judiciais foram cumpridas em Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Balneário Camboriú, Criciúma, Içara, Itajaí, Itapema, Joinville, Navegantes, Penha e Tubarão. No Paraná, foram cumpridas medidas cautelares em Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. Por fim, em São Paulo, as ações ocorreram nos municípios de Ribeirão Preto e Itaquaquecetuba.

As investigações iniciaram-se há mais de quinze meses, quando um casal foi flagrado comercializando porções de crack no Bairro Intercap, em Porto Alegre. O homem possuía antecedentes policiais no estado de Santa Catarina, e a mulher, paranaense, era menor de idade.

A partir desta prisão, a investigação apurou a existência de uma associação criminosa, especializada nos crimes de tráfico de drogas, posse e porte e comércio ilegal de munições e armas de fogo de uso restrito, envolvendo lideranças de dois grupos criminosos atuantes nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um dos indivíduos, alvo da operação deflagrada hoje, era responsável pela conexão entre os grupos criminosos, que realizavam grandes negociações de entorpecentes, principalmente cocaína e crack.

Conforme a investigação, em um intervalo de 15 dias, os investigados movimentaram mais de R$ 5 milhões com a venda de cocaína e crack, intermediada pelos grupos criminosos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O dinheiro era destinado para contas de empresas de fachada nos estados do Paraná e de São Paulo e também para uma casa de câmbio em SC, alvo de execução de mandado de busca e apreensão nesta manhã.

Um dos principais alvos da ofensiva policial, um indivíduo português naturalizado brasileiro, seria responsável pela comercialização de drogas em um perfil nas redes sociais e, com os lucros obtidos, sustentaria uma vida de luxo.

O Diretor de Investigações do Denarc, Delegado Alencar Carraro, acrescenta que o departamento realiza continuamente investigações envolvendo as principais organizações criminosas que atuam no RS e que são responsáveis pela prática de crimes graves, como homicídios. "A sociedade gaúcha pode ter a certeza de que os criminosos que se dizem organizados serão combatidos arduamente, sendo empregados todos os recursos disponíveis”.

O Delegado Carlos Wendt, Diretor do Denarc, destaca a integração entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e do Paraná e, principalmente, o apoio logístico fornecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da DIOPI, o que possibilita a realização dos relevantes trabalhos em nível nacional.

Texto: PCRS
Edição: SSP/RS.