Polícia Civil prende 13 pessoas durante operação que mira golpe dos nudes
Publicação:

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou, nessa quarta-feira (24/1), a operação Damas do Golpe, que tem como alvo a organização criminosa responsável por crimes de extorsão na modalidade conhecida como “golpe dos nudes”. Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e em mais 7 cidades gaúchas. Ao todo, 13 pessoas foram presas.
O golpe dos nudes consiste em uma extorsão realizada por reclusos do sistema penitenciário, que, geralmente, se passam por mulheres, para trocar mensagens e fotos íntimas com as vítimas por redes sociais. Depois disso, sob diferentes argumentos, exigem dinheiro dessas vítimas sob a condição de não prestar queixa e/ou não divulgar as referidas fotos para familiares e amigos. Na segunda parte do golpe, os criminosos se passam por delegados de polícia e continuam a exigir dinheiro.
No caso específico, a investigação começou no início de 2023, quando diversas vítimas procuraram a polícia para informar que estavam sendo “extorquidas” por um perfil falso de um delegado de Caçador (SC), Fabiano Locatelli. Ao todo, apenas na região Meio Oeste catarinense, os criminosos lucraram em torno de R$ 60 mil.
Com o aprofundamento da investigação, foi possível comprovar o envolvimento de diversas pessoas e a alta lucratividade da atividade ilícita. Mais de 60 policiais gaúchos e catarinenses participaram da Operação Damas do Golpe, e as ordens judiciais abrangeram os municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Sapiranga, Tramandaí, Salto do Jacuí e São Francisco de Assis.
Texto: Ascom - PC
Edição: Ascom - SSP