Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil prende 120 pessoas em menos de um mês de Operação RS Verão Total

Publicação:

Os primeiros 21 dias de Operação Verão Total RS tiveram 120 prisões
Os primeiros 21 dias de Operação Verão Total RS tiveram 120 prisões - Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Por Carlos Vogt

Nos primeiros 21 dias de veraneio dos gaúchos a Polícia Civil remeteu à Justiça 1.153 inquéritos policiais prendeu 120 pessoas. Foram 69 presos no Litoral Norte, 26 no Litoral Sul e 5 na região da Costa Doce/Fronteira, além de 20 prisões realizadas pela equipe do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) que atua em todo litoral.

Outro fator que, somado à Operação RS Verão Total, tem atuado no sentido de diminuir as taxas de criminalidade no Estado é o RS Seguro – Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública que tem como alvo 18 municípios gaúchos, os quais concentravam quase 90% dos roubos de veículos e 83% dos roubos, além de mais de 70% dos crimes contra a vida no RS. Entre eles, figuram Capão da Canoa e Tramandaí, justamente os dois municípios com o maior número de prisões durante a Operação Verão nas três primeiras semanas – 15 em Tramandaí e 14 em Capão da Canoa.

Aliás, as duas cidades apresentaram redução nos índices de homicídio doloso, roubo e roubo de veículo se comparados os primeiros nove dias de janeiro de 2020 com o mesmo período do ano passado. Em 2020, Capão da Canoa registrou 10 roubos e um roubo de veículo. Já no ano passado, foram 13 roubos e 2 roubos de veículo. O período não registrou homicídios dolosos. Tramandaí, por sua vez, teve 11 roubos e nenhum roubo de veículo ou homicídio doloso em 2020, até o momento. No ano passado, no entanto, esse mesmo período já registrava um homicídio doloso, um roubo de veículo e 12 roubos.

A Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, apontou que “a redução nesses delitos é um reflexo direto dos esforços que a Polícia Civil tem empreendido no combate ao crime, ainda mais nesta época do ano, quando o litoral gaúcho é contemplado com o incremento do efetivo policial e a consequente realização de ações estratégicas para coibir a criminalidade”.

Até agora a Operação RS Verão Total também consagrou o sucesso de três operações policiais. Entre elas, a Operação Réveillon, em Imbé, no dia 31 de dezembro, que finalizou o ano com dois presos e a apreensão de três veículos, uma arma e R$ 1,3 mil sem procedência. A Operação Pancadão, no dia 20 de dezembro, também prendeu duas pessoas - pai e filho -, além de apreender quatro armas, R$ 600,00 e uma quantia em drogas – 383 gramas de cocaína e 1,185 quilogramas de crack.

Efetivo

A Operação RS Verão Total, pela Polícia Civil, conta com um total de 342 agentes, sendo 240 em 19 praias do Litoral Norte; 48 em cinco praias do Litoral Sul e 44 em três locais da Região da Costa Doce/Fronteira, além de 10 agentes do Denarc atuando em todo litoral.

Secretaria da Segurança Pública