Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil lança a cartilha informativa em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTFOBIA

O documento foi elaborado em parceria com a OABRS e a Prefeitura de Porto Alegre

Publicação:

Participantes do lançamento, no gabinete do prefeito Sebastião Melo, que tem em duas mãos a cartilha impressa.
A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito da Capital, Sebastião Mello, com presença da chefe da PC, delegada Nadine Anflor - Foto: Divulgação/PC

Na data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à LGBTFobia (17/05), a Polícia Civil, em parceria com a OABRS e a Prefeitura de Porto Alegre, lançou uma cartilha informativa para ampliar a conscientização sobre o tema e o conhecimento dos instrumentos de proteção para esse público no Estado. 

Cartilha informativa para ampliar a conscientização sobre o tema LGBTQI+.
A cartilha está disponível para download no site da PC - Foto: Divulgação/PC

A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito da Capital, Sebastião Mello, com participação da chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor. A cartilha está disponível para download no site da PC (clique aqui), junto de outras publicações já lançadas pela instituição para promover o combate aos crimes de intolerância.  

O dia 17 de maio marca os 31 anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID). A decisão reconheceu que a orientação afetivo-sexual não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade.  

Card de divulgação do webinário
O webinário promove um diálogo sobre a inclusão LGBTQI+ em todos os setores da sociedade - Foto: Divulgação/SMDSPOA
Também na tarde desta segunda-feira (17), às 16h, foi realizado um webinário para promover um diálogo sobre a inclusão LGBTQI+ em todos os setores da sociedade. A transmissão foi feita por meio do Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com condução pela coordenadora da Coordenadoria de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero (CDDSG), Camila Rodrigues. Também participou do debate a diretora da Divisão do Idoso e Combate à Intolerância da PC, delegada Andréa Mattos, a coordenadora da área técnica de saúde LGBTQI+ da Secretaria Municipal de Saúde, médica Gabriela Tizianel, o coordenador estadual da aliança nacional LGBTQI+ no RS e coordenador da Rede Gay Brasil no RS, Daniel Boeira, e a vereadora Daiane Santos. 

Além da delegada Andrea e da coordenadora do CDDSG, também participou do lançamento da cartilha a diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC, delegada Caroline Bamberg.  

No dia 10 de dezembro de 2020, foi inaugurada em Porto Alegre a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, que é responsável pela investigação de crimes de preconceito de raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, religião, procedência nacional ou em razão de desobediência. A denúncia pode ser feita através do número (51) 984440606 ou no endereço da DP que fica na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, número 981. 

00:00:00/00:00:00

Delegacia de Combate à Intolerância

Canal oficial da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as novidades sobre as forças de segurança gaúchas. Crédito: SSP RS

Secretaria da Segurança Pública