Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil investiga poluição e crimes contra a flora em Gravataí, Viamão e Alvorada

Publicação:

Imagem mostra aterro de lixo e 2 pessoas
Polícia Civil investiga crimes contra a flora e poluição em Gravataí, Viamão e Alvorada - Foto: Divulgação PC

A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (30/4), ordens judiciais contra o crime de descarte irregular de resíduos. Duas pessoas foram presas e sete armas foram apreendidas. A ação ocorreu nos municípios de Gravataí, Viamão e Alvorada e contou com a participação do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
A ação teve início com a operação Kings of Trash II, que apurou irregularidade no descarte de resíduos de cemitérios em 2023. As investigações apontaram que o esquema de descartes ilegais incluía empresários do ramo de triagem e aterro de resíduos de sólidos e empresas de transporte de resíduos, que recebiam resíduos não autorizados, destinando-os de maneira incorreta, a fim de obter vantagens financeiras.
Na manhã desta terça-feira, foram cumpridas buscas em dois estabelecimentos licenciados. Os locais integravam uma associação criminosa que atuava no descarte ilegal de resíduos, servindo como destinação final dos resíduos recolhidos, transportados e destinados em desacordo com a legislação ambiental.
Durante a investigação, foram verificadas outras irregularidades, como a presença de montes de resíduos, impermeabilização do solo, falta de cercamento suficiente para o controle do tráfico de veículos ou a entrada de terceiros, além de pontos de queima de lixo e baias de segregação de resíduos vazias ou sem a utilização para a qual foram construídas, além de material mantido espalhado pelo terreno sem qualquer tipo de separação, cobertura ou impermeabilização.
Texto: Ascom-PC
Edição: Ascom-SSP

Secretaria da Segurança Pública