Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil instala Cartório dos Animais em São Leopoldo

Unidade é a 5ª do Vale dos Sinos e a 56ª do Rio Grande do Sul

Publicação:

A Polícia Civil gaúcha inaugura, nesta quarta-feira (17), mais um cartório especializado na investigação de crimes de maus-tratos contra animais no Vale dos Sinos. A unidade será instalada na 2ª DP de São Leopoldo e conferirá a essa Delegacia o selo de “Amiga dos Animais”. 
Localizado na avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende, nº 829, no bairro Jardim Viaduto, o órgão é o 5ª da região a receber um cartório do tipo e se une aos já instalados nas Delegacias de Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo (2ª DP) e Sapiranga – esse último, inaugurado ainda na primeira semana de agosto. 
De iniciativa da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS), o projeto Delegacia Amiga dos Animais surgiu no início de 2021, menos de meio ano depois da aprovação da lei que aumentou a punição do crime de maus-tratos a animais e do de abuso contra cães e gatos para 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda do animal. 
Com a nova unidade, o estado passa a contar com 56 cartórios dos animais, aos quais tem promovido uma série de qualificações no sentido de otimizar o trabalho investigativo dos agentes lotados nessas unidades. Delegacias que não aderiram ao selo continuam a investigar o crime normalmente, a diferença é que não possuem espaços dedicados unicamente a esse trabalho.

Secretaria da Segurança Pública