Polícia Civil inaugura linha de tiro da Região Serra nesta quarta-feira (19/1), em Caxias do Sul

O subchefe da PC, delegado Fábio Motta Lopes, e a diretora-geral do IGP, perita criminal Heloísa Helena Kuser, desatando o laço de inauguração do estande de tiro.
O projeto, idealizado ao longo de três anos, foi desenvolvido pela Polícia Civil em conjunto com o Instituto Geral de Perícias - Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil inaugurou na manhã desta quarta-feira (19/1) o Estande de Tiro da 8ª Região Policial na sede da Central de Polícia de Caxias do Sul, localizada na Rua Irmão Miguel Dário, 1.061, bairro Jardim América.

A linha de tiro foi construída no subsolo do prédio da Central de Polícia. Mede 200 metros quadrados, com aproximadamente 40 metros de extensão, e possibilitará a prática de tiro por parte de todos os policiais da Região Serra. A estrutura possui moderno sistema de exaustão, movimentadores de alvo, possibilidade de utilização de cinco alvos simultâneos, além do indispensável isolamento acústico. A execução da obra levou cerca de três meses e custou cerca de R$ 80 mil, com recursos repassados pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Caxias do Sul e da Vara de Execuções Criminais (VEC) da comarca.

“Essa estrutura trará ganhos importantes para o trabalho das forças de Segurança em dois aspectos fundamentais: os policiais da linha de frente da região terão à disposição um local moderno e adequado para treinamento frequente para colocar em prática o princípio de formação continuada, que é essencial para nossa atividade. Além disso, também vai contribuir para agilizar perícias, o que colabora para acelerar a conclusão dos inquéritos policiais”, afirma o subchefe da Polícia Civil, delegado Fabio Motta Lopes.

O projeto, idealizado ao longo de três anos, foi desenvolvido em conjunto pela Coordenadoria Regional do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul e pela Direção da 8° Região Policial. Além de ser um local de treino para todos os policiais, peritos e demais servidores da segurança pública, o estande de tiro vai agilizar as perícias de funcionalidade de todas as armas de fogo apreendidas na região, que a partir de agora poderão ser feitas no local, pelas equipes do IGP. Até então, para todas as perícias de funcionalidade, o armamento apreendido tinha de ser levado para Porto Alegre – em 2021, foram encaminhadas para perícia na Capital 907 armas de fogo.

“Com a realização da maior parte do trabalho na própria região Serra, só precisaremos enviar a Porto Alegre material para exames balísticos de maior complexidade, como comparação balística. Dessa forma, a linha de tiro ainda vai proporcionar economia, ao reduzir os custos de transporte e segurança, além de dar celeridade na elaboração dos laudos periciais, o que também contribuiu para agilizar a conclusão de inquéritos policiais” , afirma a diretora-geral do IGP, perita criminal Heloísa Helena Kuser.

Texto: Ascom PC
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP