Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil divulga resultado das primeiras horas de denúncias via Telegram e WhatsApp

Publicação:

O serviço funciona 24 horas por dia e abrange todo o Estado.
O serviço funciona 24 horas por dia e abrange todo o Estado. - Foto: Imprensa Polícia Civil

Foi lançado nessa terça-feira (08) o serviço de Whatsapp e Telegram da Polícia Civil para denúncias. Trata-se de um meio oficial da instituição para recebimento de informações que podem contribuir na investigação de crimes.

Nas primeiras 24 horas de implantação deste serviço, foram recebidas 19 denúncias. A maioria das denúncias foram referentes a roubo de veículos e tráfico de drogas. Também foram recebidas denúncias sobre foragidos e casos de moeda falsa.

O serviço funciona 24 horas por dia e abrange todo o Estado. O serviço de Whatsapp e Telegram pode ser utilizado para denúncias de crimes de qualquer natureza, incluindo homicídios, furtos e roubos.

As denúncias deverão ser feitas através de mensagem para o número de WhatsApp 51 8418-7814 (somente mensagens escritas), onde é garantido o sigilo do denunciante. Além de não ser necessária a identificação, podem ser enviados vídeos, fotos e documentos.

Ressalta-se que o serviço não é registro de ocorrência, mas sim a captação de informações que poderão ser utilizadas nas investigações. As informações recebidas serão repassadas às delegacias de polícia responsáveis.

As denúncias feitas através dos aplicativos WhatsApp e Telegram são recebidas  pelo Plantão do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos, onde é realizada a triagem e o devido encaminhamento.

Os casos de polícia judiciária urgente são encaminhados direto para a área operacional e os demais são direcionados aos setores de Inteligência para aprofundarem as investigações. Além dos aplicativos, as denúncias também podem ser realizadas no site da Polícia Civil ou, caso o denunciante queira falar por telefone, através do 181.

Foto: Escrivão Jorge Felipe/Asscom Polícia Civil
Edição: Asscom/SSP

Secretaria da Segurança Pública