Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Riciclaggio

Publicação:

Foram cumpridas 125 ordens judiciais nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Alvorada e Guaíba
Foram cumpridas 125 ordens judiciais nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Alvorada e Guaíba

A Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, deflagrou, nesta manhã (19/11), a Operação Riciclaggio. O objetivo da ação é investigar um grupo criminoso suspeito de lavar dinheiro de uma organização criminosa da Zona Sul de Porto Alegre, que é uma das possíveis responsáveis por conflitos recentes que resultaram em homicídios na capital. Até o momento, três pessoas foram presas e foram apreendidas armas de fogo, incluindo dois fuzis, e também dinheiro.

Segundo o delegado Marcus Viafore, na investigação, apurou-se que dois irmãos envolvidos com o tráfico de drogas, um deles também com um delito de homicídio, haviam adquirido diversos automóveis e um imóvel em nome de laranjas. O imóvel teria sido adquirido por meio de uma empresa de reciclagem, que teria efetuado os pagamentos ao vendedor do bem. Há outras pessoas jurídicas investigadas, usadas supostamente para branquear o capital. “Cabe salientar que não há renda aparentemente lícita por parte dos investigados que justificasse o aumento patrimonial. Apenas para citar como exemplo, um dos investigados, o líder do grupo, estava preso pelo período de nove anos, tendo obtido a liberdade no ano de 2020”, explica Viafore.

A foto mostra um policial segurando 2 fuzis
Dois fuzis foram apreendidos durante a ação

De acordo com dados preliminares, as medidas judiciais executadas hoje já congelaram o total de R$ 1,1 milhão. São investigadas movimentações financeiras suspeitas, ocorridas entre dezembro de 2021 e 2024, no montante aproximado de R$ 9,2 milhões.

Secretaria da Segurança Pública