Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Carta Branca em combate a crimes de fraudes contra o Detran

Publicação:

-
São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão

Na manhã desta quinta-feira 28/11, a 2.ª Delegacia de Polícia de Canoas, coordenada pelo delegado Rodrigo Caldas, deflagrou a Operação Carta Branca na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação tem por objetivo o combate e repressão aos delitos de corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

São cumpridos 15 (quinze) mandados de busca e apreensão em Canoas, Sapucaia do Sul e Alvorada. Foram apreendidas armas de fogo, munições, dinheiro, documentos e computadores.

Os crimes envolvem despachantes, em conluio com uma ex-funcionária de um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) localizado em Canoas. A investigação apura grande sistema de fraude na emissão de documentos de veículos. O objetivo dessas fraudes era a emissão de documentos de transferência de automóveis de forma irregular e mediante o pagamento de valores ilícitos - propinas, subornos - para a funcionária.

A foto mostra arma, celular e dinheiro sob uma mesa
Investigação apurou fraude na emissão de documentos de veículos

Dessa forma, os valores de transferências de veículos, que deveriam ser pagos ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), eram realizados diretamente a funcionários do CRVA e o procedimento realizado de maneira totalmente ilegal. Tais condutas, além dos crimes já citados, podem servir também para "legalizar" veículos clonados. Ou seja, automóveis que foram roubados ou furtados e tiveram seus sinais de identificação adulterados.

Secretaria da Segurança Pública