Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil de Itaqui elucida homicídio em menos de 48 horas

Publicação:

Em menos de 48 horas, a equipe de investigação da Delegacia de Polícia de Itaqui chegou aos responsáveis pelo homicídio do fazendeiro Jácomo Lima Bonapace, 35 anos, ocorrido na madrugada da última quarta-feira (20) na própria residência, na cidade de Itaqui. Jácomo foi assassinado na cama, enquanto dormia profundamente em virtude de remédios que tomava, e a companheira, Zanandria Arce da Silva, 20 anos, foi ferida com um tiro no ombro. O delegado de Polícia Rafael Vitola Brodbeck, titular da DP de Itaqui, compareceu ao local do crime tão logo foi acionado o plantão policial, determinando o completo isolamento da cena, e informando o Departamento de Criminalística, em Porto Alegre.

Os peritos estiveram no local do crime, colhendo indícios que pudessem auxiliar na elucidação do caso, que chocou o município. Por fim, na tarde desta sexta-feira (22), os policiais chegaram ao autor dos disparos em Jácomo e Zanandria, um menor, de 17 anos, cujos demais dados são mantidos em sigilo por determinação judicial. O adolescente infrator, em depoimento na Delegacia de Polícia, apontou a própria Zanandria como autora intelectual do crime, acrescentando ainda que ela teria pedido para levar um tiro, a fim de tentar despistar a polícia.

Em depoimento à Polícia, Zanandria tudo confirmou, dando detalhes do delito, assumindo, portanto, a autoria mediata do homicídio. Segundo o delegado Brodbeck, a autora do crime vinha sofrendo ameaças de morte por parte da vítima, que, sendo HIV positivo, a estuprava constantemente. Também a filha de Zanandria, menor de idade, era ameaçada por Jácomo.
 
Zanandria está presa preventivamente, e o menor foi encaminhado à instituição competente para internação, em Uruguaiana.

Fonte: Ascom PC

Secretaria da Segurança Pública