Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil combate estelionatos e extorsões em seis cidades e em casas prisionais do RS

Publicação:

Foto mostra policiais e cão da Polícia Penal de costas em um corredor de cadeia.
Ofensiva teve apoio da Brigada Militar e da Susepe - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (15/6) a Operação Lügen contra crimes de estelionato e de extorsão, alguns relacionados ao chamado “golpe dos nudes”. A ação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em seis cidades gaúchas: Caxias do Sul, Alvorada, Estância Velha, Charqueadas, Porto Alegre e Dois Irmãos. Além disso, a operação também tinha como alvo indivíduos que já estão presos, o que motivou a execução de mandados em três casas prisionais: Cadeia de Porto Alegre, Penitenciária Estadual do Jacuí e Presídio de Caxias do Sul.

As investigações iniciaram há quatro meses, a partir de casos envolvendo o golpe dos nudes e estelionatos referentes a propostas de ganhos financeiros cujas três vítimas residem em Dois Irmãos. Em um dos casos, houve prejuízo de cerca de 100 mil reais e, como extrapolava os limites de crédito bancário pessoal, a vítima precisou solicitar empréstimo a parentes.

O esquema criminoso envolvia, pelo menos, 10 pessoas. Com a quebra de sigilo bancário e a análise do material apreendido durante a operação, a expectativa é identificar outros participantes do esquema criminoso.

A operação foi coordenada pelo delegado Felipe Borba da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos e contou com o apoio de 40 policiais civis, de equipes de policiais penais operacionais da Susepe e da Brigada Militar. Uma pessoa foi presa.

Leia o texto completo aqui.

Texto: Ascom PC

Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública