Penitenciária Regional de Caxias do Sul começa a ser ocupada nesta quinta-feira
Publicação:
A Penitenciária Regional de Caxias do Sul, inaugurada em setembro, começa a ser ocupada nesta quinta-feira (23), inicialmente com 76 presos oriundos da outra penitenciária da cidade, a Industrial. O procedimento é resultado do plano de emergência e da força-tarefa instituídos pela governadora Yeda Crusius no último dia 7 de outubro, para acelerar a solução de problemas do sistema prisional no Estado. Nesta quarta-feira (22) à tarde, os integrantes da força-tarefa - representando diferentes órgãos do Governo do Estado - reúnem-se no Galpão Crioulo do Palácio para discussão de novas propostas.
Orçada em R$ 15 milhões, a nova unidade prisional tem capacidade para 432 vagas, e a forma de transferência dos presos foi definida na última segunda-feira (20), em Caxias do Sul, em reunião entre o superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Paulo Roberto Zietlow, a juíza da Vara de Execuções Criminais, Magali Rabello Justin, e integrantes do Ministério Público.
A logística da ocupação agradou o Judiciário e o Estado. Ficou decidido o remanejamento de 30 presos condenados, 30 provisórios e 16 em isolamento. Os primeiros transferidos foram selecionados por terem um perfil mais tranqüilo e vão exercer atividades na cozinha, lavanderia e na manutenção do presídio.
De acordo com Zietlow, o processo licitatório para instalação de grades nas galerias e a construção de abrigo para as viaturas da Brigada Militar será concluído em aproximadamente 15 dias. O superintendente informa que já mandou fazer o orçamento para a construção da muralha, que é uma exigência do Ministério Público e do Judiciário. Os processos estão sendo discutidos na Comissão da Força-tarefa, para acelerar os trâmites, que fazem parte do Plano de Emergência do Sistema Prisional do Governo do Estado.
Novo presídio de Caxias é dotado de sistema de segurança de última geração
A nova casa prisional de Caxias do Sul foi criada por decreto assinado pela governadora Yeda Crusius (de número 45.752), publicado no Diário Oficial do Estado de 16 de julho. Entre as novidades no estabelecimento, - situado na Estrada da Rota do Sol, quilômetro 28, na localidade de Apanhador - , está um circuito interno de TV com equipamentos de última geração. O sistema vai monitorar as três galerias (cada uma delas com 36 celas para até quatro detentos), os pátios e o lado externo.
Instalada em 8.316 metros quadrados de área construída - em um terreno de 300 mil metros quadrados cedido em 1998 pela prefeitura de Caxias do Sul -, a penitenciária é inspirada em modelo norte-americano e sem similar no Rio Grande do Sul.
É dotada também de raquetes detectoras de metais (aparelho eletrônico parecido com uma raquete de tênis e usado manualmente pelos agentes penitenciários nas revistas), pista de rolamento no entorno do prédio para veículos da Brigada Militar (responsável pela segurança externa), portal detector de metais e alambrado com sensor de presença e alarme que, quando tocado, aciona a sala de monitoramento. Dos R$ 15 milhões aplicados na construção, 20% são de contrapartida do Estado e o restante é oriundo do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).