Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Penitenciária de Arroio dos Ratos inaugura mais um espaço para leitura

Publicação:

Obra estrutural da bilblioteca foi realizada por apenados
Obra estrutural da bilblioteca foi realizada por apenados - Foto: Neiva Motta

A Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) inaugurou, terça-feira (26), mais um espaço de leitura, no Módulo de Vivência II. A ação é uma parceria com a Fundação dos Bancos Sociais, Divisão de Educação/Susepe e UniRitter, que desenvolveu o projeto por meio dos alunos do curso de Design de Produto. A obra na parte estrutural foi realizada por apenados, que pintaram o espaço e instalaram as luminárias da biblioteca. No Módulo de Vivência I já existe uma biblioteca.

De acordo com o diretor da PEAR, Cristian Ericksson Colovini, o objetivo do projeto é oferecer um melhor acolhimento por meio da leitura, oferecendo mais dignidade durante o cumprimento de pena. “O espaço também será usufruído pelos servidores”, informou o diretor. A ação está embasada no artigo 23 da Lei das Execuções Penais (LEP), que trata da promoção no estabelecimento de espaços e amparos dos familiares.

Inclusão cultural

Variados gêneros literários, tais como contos e poemas, história, geografia, direito, entre outros estão expostos nas prateleiras da biblioteca, que conta com confortáveis estofados e iluminação apropriada para o ambiente de leitura. Um apenado será responsável pela condução do livro até as galerias.

A diretora do Departamento de Tratamento Penal/Susepe  (DTP), Sandra Fonseca, reiteirou que a prática da leitura é uma forma de liberdade simbólica. “A mente não é aprisionada. O saber nos capacita para reconstruir a vida. Com isso, viabilizamos o tratamento penal por meio da leitura, integrando-a com a área da segurança, que se complementam”, destacou a profissional. A gestora do Banco dos Livros, Neli Miotto, informou que a meta é circular o conhecimento nos presídios. “O livro só é útil se for manuseado”, acrescentou.

Na área externa da sala de revista, foram postas cadeirinhas, brinquedos lúdicos e uma mini-biblioteca para entreter as crianças enquanto os pais aguardam a vez da revista. O coordenador do projeto de Design Social Aplicado/UniRitter, Cláudio Salvalaio, destacou o trabalho de seus alunos. "Eles buscaram levar mais alegria e cor ao espaço", disse o profissional, acrescentando que trata-se do segundo trabalho de design desenvolvido pela equipe. O primeiro foi na Penitenciária de Montenegro no espaço infantil.

Texto: Neiva Motta

Secretaria da Segurança Pública